No final da semana passada, poucas horas após o lançamento do Windows Vista, a empresa de segurança Sophos lançava o alerta para diversas variantes de malware em circulação na Internet que poderiam afectar o novo sistema operativo da Microsoft.



Os três vírus detectados - Stratio-Zip, Netsky-D e MyDoom-O - expandem-se através de correio electrónico e afectam os utilizadores do Vista que acedam a estas aplicações através de plataformas web-based. Enquanto o Windows Mail Client - o substituto do Outlook no Vista - bloqueia os worms, as aplicações externas ao sistema permitem que os códigos maliciosos consigam escapar aos mecanismos de protecção, infectando o computador.



Estes worms perfazem 39,7 por cento de todo o malware em circulação na Internet, afirma a empresa de segurança, referindo que tanto as variantes do MyBoom como as do Netsky foram detectadas pela primeira vez em 2004.



Uma vez que estes ataques apenas são possíveis por intermédio de uma acção do utilizador, a Microsoft recusa-se a admitir que as ameaças se difundem através de uma "falha de segurança no sistema operativo", referindo que a execução dos códigos maliciosos é efectuada após a abertura de um ficheiro infectado, anexado a uma mensagem de correio electrónico, recebida em aplicações que não são concebidas pela empresa.



Stephen Toulouse, senior product manager da Microsoft, citado pelo Zdnet afirma que se um utilizador ignora avisos de segurança é "natural que o malware, mesmo o antigo", infecte o computador, "daí ser necessária a instalação de antivírus em todas as versões do Windows", já que estas ameaças não atacam apenas o Vista.

Notícias Relacionadas:

2006-11-30 - Falhas da Microsoft e da Symantec são exploradas por redes bot

2006-07-26 - Duas falhas de segurança no Windows ameaçam dar o mote para novos vírus