A pensar nos programadores amadores que querem tirar partido das funcionalidades da plataforma .NET, a Microsoft lançou recentemente uma nova ferramenta de programação, conhecida por projecto Web Matrix.



O Web Matrix oferece todas as funcionalidades básicas para utilizadores individuais adequadas para este tipo de produto, apesar de não conter algumas das características de administração que se encontram no Visual Studio .NET.



Esta ferramenta permite criar fácil e rapidamente aplicações Web em ambiente ASP .NET, sendo apoiado por uma comunidade de programadores onde cada elemento pode ajudar outro a arranjar soluções para determinados problemas.



Disponível gratuitamente através de um download relativamente pequeno - 1,2 Megabytes -, o Web Matrix tem como principal elemento o ASP .NET Page Designer, um componente intuitivo, dispondo de funções "arrastar e largar" para mover os controlos para a posição correcta e para personalizar as propriedades. Suporta ainda as bases de dados SQL e MSDE que ligam os dados a formulários acessíveis através da Web.



O código básico necessário para ligar os dados aos interfaces gráficos das aplicações é gerado automaticamente ou com o apoio de construtores de código. Os utilizadores que gostam de escrever código podem acrescentar a sua própria funcionalidade de uma forma comum. Todas as extensões e padrões de serviços Web, como o XML e o SOAP, são suportados através de propriedades de controle. O XML permite ainda que sejam estabelecidas ligações entre uma vasta gama de dispositivos.



O Web Matrix vem também com o seu próprio software servidor da Web de forma a que as aplicações possam ser testadas facilmente. Os utilizadores acedem também à comunidade online de programadores para ASP .NET de forma a que possam partilhar as suas dúvidas e resolverem problemas através dos fóruns de discussão.



Totalmente escrita mediante o recurso à linguagem C# e à plataforma .NET, esta ferramenta demonstra que a Microsoft pretende que a .NET seja acessível à comunidade de programadores amadores, deixando de tentar fazer com que esta infra-estrutura seja adoptada no mundo empresarial.


Notícias Relacionadas:

2002-02-14 - Microsoft lança ferramentas de desenvolvimento para estratégia .NET

2001-03-07 - Microsoft revela plataforma aberta Visual Studio.NET

2000-06-23 - Microsoft apresenta estratégia .NET