A Microsoft tem vindo a introduzir inteligência artificial ChatGPT no seu ecossistema Windows 11, começando pelo browser Edge, o seu motor de pesquisa Bing, passando depois para o próprio sistema operativo assistido pelo Copilot. A próxima aplicação a receber uma atualização de IA generativa poderá ser o Microsoft Paint, a Ferramenta de Snipping e o Fotos, segundo avança o Windows Central, que obteve a informação de fontes próximas, mas ainda não é oficial

As funcionalidades inteligentes das aplicações poderão obrigar os equipamentos a ter hardware dedicado a IA, tais como o NPU (Neural Processing Unit) ou VPU (Vision Processing Unit). No caso da aplicação Fotos, a funcionalidade de inteligência artificial poderá ajudar o sistema a identificar objetos ou pessoas nas fotografias, assim como cortar e colar elementos de um lado para o outro.

Bing com inteligência artificial é uma das novas adições ao Windows 11
Bing com inteligência artificial é uma das novas adições ao Windows 11
Ver artigo

Sobre a ferramenta de Snipping, a Microsoft poderá incorporar tecnologia de reconhecimento ótico de carateres (OCR) para ajudar o Windows a identificar texto nas imagens e acelerar a cópia para o clipboard. Este sistema OCR será também adicionado à aplicação da câmara, permitindo aos utilizadores selecionar texto das fotografias que sejam captadas em equipamentos Windows.

Em relação ao Microsoft Paint, a IA generativa poderá ajudar utilizadores a criar imagens rapidamente através de prompts introduzidas. Ou seja, o utilizador apenas precisa de descrever os elementos que pretende adicionar à imagem, ficando a cargo da IA o seu render. Trata-se de tecnologia semelhante à utilizada no Bing para gerar imagens, no Image Creator.

Para já, estas novidades não foram anunciadas oficialmente e não se sabe as aplicações vão receber o boost de IA. A publicação diz que estas ainda estão em fase experimental. No entanto, a 21 de setembro a Microsoft vai realizar um evento dedicado a novos produtos Surface e aos avanços de IA no Windows.

Espera-se que em 2024 o Windows receba uma grande atualização, cada vez mais assente em IA. Atualmente a Microsoft está a introduzir as ferramentas de IA generativa a um nível superficial, mas a próxima grande versão do sistema operativo deverá ter funcionalidades criadas de raiz.