Através de uma parceria anunciada recentemente, a Microsoft planeia disponibilizar partes de código do Office através do eBay Developers Program - uma iniciativa destinada ao desenvolvimento de soluções que ajudem os vendedores ligados ao site na gestão do inventário, listagem automática e outras tarefas. O objectivo é relacionar determinadas aplicações daquela ferramenta com os servidores de listagem do serviço de leilões online eBay.



Este não é o primeiro acordo que visa uma maior integração das aplicações Office com sites de comércio electrónico. A Microsoft tinha já anunciado uma parceria semelhante com a Amazon, através do qual a líder de vendas online garante e inclusão da sua informação nas pesquisas realizadas através das aplicações do Office 2003.




Na parceria com a eBay o Excel tem um papel preponderante, adianta Gytis Barzdukas, director da área de produto Office System na Microsoft, citado pela ZDNet. Os itens que derem entrada num documento Excel guardado no formato XML (Extensible Markup Language) poderão automaticamente ser direccionados para o servidor de listagem da eBay, e os resultados do leilão darão assim automaticamente entrada na folha de cálculo para análise e registo.



A nova funcionalidade XML alargada tem sido um dos maiores argumentos de venda do Office 2003. Enquanto a maior parte da discussão ao redor do XML se tem centrado na utilização do formato para integrar documentos Office com os sistemas informáticos empresariais, "a eBay é um exemplo da forma como os documentos baseados em XML podem beneficiar as pequenas empresas", sugere Barzdukas.



A integração das plataformas abrange ainda os conteúdos Web desenvolvidos com o FrontPage.



Notícias Relacionadas:

2003-10-21 - Office 2003 - o pacote de ferramentas de produtividade transformado em sistema

2001-01-13 - Microsoft e eBay anunciam aliança estratégica