A Microsoft anunciou hoje que vai alargar o seu programa de licenciamento de tecnologia de modo a facilitar a terceiros o acesso à sua propriedade intelectual para o desenvolvimento de outros produtos e para investigação.



Com o alargamento da política de partilha de propriedade intelectual, "a Microsoft quer tornar mais disponível o seu portfólio", ao mesmo tempo que pretende promover uma "maior interoperabilidade com as outras tecnologias" e "reforçar o seu compromisso para com a inovação", refere-se em comunicado.



De acordo com a gigante do software, o novo programa, que para já contemplará licenças para a tecnologia ClearType e para o sistema de ficheiros File Allocation Table (FAT), estará disponível mediante "termos justos e razoáveis" para qualquer empresa que pretenda pagar pelos direitos de propriedade intelectual, para sua utilização em produtos próprios.



As instituições académicas autorizadas poderão licenciar o portfólio de patentes Microsoft sem ter que pagar direitos de propriedade intelectual, acrescenta a empresa.



A Microsoft manteve durante muitos anos um programa de licenciamento limitado, que desde há pouco tempo tem vindo a ser alargado para ir ao encontro tanto de necessidades comerciais, como regulatórias.



Em Agosto último, a gigante do software alargou as condições de licenciamento de determinados protocolos necessários para o desenvolvimento de produtos que funcionassem com o Windows. Mediante os termos do acordo estabelecido com o DOJ e com alguns Estados norte-americanos, no caso antitrust, a Microsoft é obrigada a licenciar esse mesmo código sob "termos razoáveis e não discriminatórios".



No mês passado, a empresa de Bill Gates anunciou que iria passar a a licenciar em modo royalty-free os formatos de ficheiro baseados em Extensible Markup Language utilizados na última edição do Office.



Notícias Relacionadas:

2003-10-20 - Microsoft apresenta relatório sobre progresso no cumprimento do acordo antitrust

2003-07-25 - Microsoft faz progressos e melhora condições de acesso aos códigos do Windows