A Microsoft tem a paternidade de uma nova fundação open source criada para promover a comunicação entre comunidades de desenvolvimento e empresas de software, como é definido na página de Internet da CodePlex Foundation.

A empresa contribuiu com um milhão de dólares para a nova estrutura, onde empresas de software podem partilhar código e participar em projectos específicos open source.

"A missão da Fundação é permitir a troca de código e conhecimento entre empresas de software e comunidades open source", define-se na página de Internet do projecto, que funcionará de forma autónoma e com uma equipa própria de gestão (com alguns colaboradores da Microsoft).

As empresas/comunidade podem contribuir para o desenvolvimento dos projectos da fundação com propriedade intelectual ou com tempo, numa lógica de funcionamento semelhante à de outras fundações.

Nas informações disponibilizadas online também é possível perceber que em relação ao futuro não há muitas definições. A fundação apenas sublinha que o seu grande objectivo é contribuir para assegurar uma maior representação dos programadores de software comercial nos projectos open source.