Apesar da release comercial estar ainda a dois anos de distância, a Microsoft disponibilizou na sexta feira passada uma versão pré-beta do subsistema de apresentações do seu próximo sistema operativo, que recebeu o nome de código de Avalon. Desta forma os programadores devem poder testar já algumas das funcionalidades do motor gráfico e também partilhar com a Microsoft as expectativas em relação ao novo sistema operativo.




O Avalon foi inicialmente pensado como uma parte do Longhorn, a próxima versão dos sistema Windows, mas a Microsoft tenciona libertá-lo antes como um add-on para os utilizadores do Windows XP e Windows Server 2003. Esta área é considerada muito importante já que unifica o desenvolvimento de documentos, gráficos e aplicações numa plataforma comum.




O código está já disponível apenas para os assinantes do Microsoft Developer Network, no formato "Community Technical Preview" e com o aviso de que poderão existir bugs que obriguem à reinstalação do sistema depois de utilizada a preview do Avalon. O documento explicativo é acessível a todos os que quiserem perceber as mudanças introduzidas e o impacto no sistema operativo Windows.


Para o próximo Verão está prevista uma versão beta do Avalon, publicada em conjunto com a primeira beta do Longhorn. As versões finais devem ser disponibilizadas apenas no segundo semestre de 2006.

Notícias Relacionadas:

2004-08-30 - Longhorn cumpre objectivos de data de lançamento mas perde funcionalidades