A Microsoft está a planear o lançamento de uma suite completa de segurança dirigida ao segmento empresarial. Este novo pacote será dirigido aos desktop, laptops e servidores e terá como principal objectivo combater o spyware, vírus, rootkits e outros tipos de ataques que vulgarmente afectam as redes das empresas, divulgou Steve Ballmer numa conferência em Munique.



Segundo o CEO da Microsoft, a suite vai permitir aos CTOs das empresas controlarem e gerirem centralmente a utilização do software da Microsoft, reduzindo os riscos de infecções em larga escala. A nova suite vai incluir o Microsoft AntiSpyware, lançado em versão beta no início do ano.



O novo pacote de produtos de segurança deverá ficar disponível em versão beta ainda antes do final do ano. A versão final não tem data definida para comercialização, nem preço, acrescentou Ballmer.



Para os utilizadores particulares a Microsoft também tem planos e está a trabalhar no desenvolvimento de um pacote de ferramentas que deverão ficar disponíveis ainda este ano. Esta suite irá designar-se OneCare.



A terceira grande área da estratégia de segurança da Microsoft são os servidores de correio Exchange, domínio onde a empresa passou a poder responder com a tecnologia adquirida à Sybari Software este ano. O primeiro produto a lançar depois da aquisição da empresa de segurança será uma versão beta do Microsoft Antigen agendada para o primeiro trimestre do próximo ano.



"Com o crescimento continuado de ameaças como o malware, vírus, ataques phishing e outros tipos de fraudes criar um ambiente de computação mais seguro requer uma acção concertada e de longo prazo por todas as empresas de tecnologia, empresas e governos", considerou Steve Ballmer.



A aposta reforçada da Microsoft na área da segurança poderá alterar a actual relação de forças no mercado e tornar a vida mais difícil às empresas que desenvolvem soluções de segurança, que de parceiras estão gradualmente a passar a concorrentes, consideram alguns analistas consultados pela imprensa internacional.



Contudo, a empresa de Bill Gates mostra-se para já empenhada num trabalho de parcerias com as entidades especializadas nesta área. Um dos gestos nesse sentido foi o anúncio da criação de uma aliança com várias empresas de soluções de segurança para facilitar a integração dos seus produtos no Windows.



Fazem parte desta SecureIT Alliance empresas como Citrix Systems, Computer Associates, F-Secure, McAfee, Symantec, Trend Micro e VeriSign.



Notícias Relacionadas:

2005-03-09 - Bill Gates detalha estratégia da Microsoft para comunicações em tempo real


2004-11-25 - Microsoft reforça iniciativas de promoção da segurança em Portugal