A Microsoft anunciou ontem que planeia lançar dentro em breve uma linha de produtos de hardware para redes locais sem fios (WLANs) que irão permitir que os utilizadores domésticos obtenham ligações à Internet em alta velocidade num PC localizado em qualquer local das suas casas.



Esta linha de soluções de redes sem fios de banda larga irá também oferecer aos consumidores a possibilidade de partilharem impressoras e ficheiros entre os seus diferentes computadores. Os produtos irão recorrer à tecnologia Wi-Fi, relativa ao padrão de comunicações sem fios 802.11b e deverão chegar aos mercados de todo o mundo no final deste ano, de acordo com Randy Ringer, director geral da divisão de hardware da Microsoft.



Segundo Ringer, o processo de instalação de uma rede sem fios é ainda actualmente difícil, pois demora muito tempo a instalar, o que gera receios por parte dos utilizadores comuns. Daí que esta tecnologia apenas tenha tido até agora adesão por parte do segmento de utilizadores early adopters.



O objectivo da gigante de software é permitir que os consumidores instalem de uma forma rápida e simples uma rede sem fios para poderem partilhar as suas ligações à Internet em banda larga com outros computadores nas suas casas ou pequenos escritórios.



A escolha da tecnologia Wi-Fi por parte da Microsoft derivou do facto de neste momento já estar bastante disponível e de ser bastante acessível em termos financeiros, explicou Ringer. Várias grandes empresas estão a adoptar redes locais sem fios baseadas na especificação 802.11b, da mesma forma que cafés, aeroportos e hotéis estão a implementar nos seus espaços hotspots, isto é, locais de acesso público a redes WLAN. A utilização da tecnologia Wi-Fi assegura uma maior compatibilidade de ligação entre vários sítios, desde o escritório, até casa, passando pelo café e pelo aeroporto.



A Microsoft espera tornar mais fácil a instalação e manutenção de WLANs com esta linha de novos produtos, ajudando ao mesmo tempo a tecnologia Wi-Fi a passar do seu actual estatuto minoritário para a massificação. Apesar de não ter adiantado muitos pormenores, Randy Ringer afirmou ainda num comunicado divulgado à comunicação social que a sua empresa está a prestar atenção às dúvidas suscitadas pela segurança das redes sem fios, particularmente em relação às WLANs Wi-Fi.


Notícias Relacionadas:

2002-07-10 - Cisco instala hotspots de redes locais sem fios em aeroportos europeus

2002-07-04 - Toshiba Portugal lança novos PDA Pocket PC

2002-02-28 - Microsoft e Intel promovem partilha de tecnologias para impulsionar dispositivos sem fios

2002-01-08 - Microsoft lança novos produtos em direcção ao lar digital multimédia

2001-09-06 - Microsoft revela Pocket PC 2002