A Microsoft está a propor uma reforma dos sistemas de patentes em todo o mundo, requerendo uma maior harmonização das leis entre os diferentes países. Num discurso no American Enterprise Institute, Brad Smith, responsável pela área jurídica da gigante do software defendeu a necessidade de reformular o sistema americano de patentes, ameaçado pela quantidade de aplicações patenteadas e uma explosão de litígios.



Smith avançou com algumas propostas para reduzir os litígios de patentes "abusiva", criar "mais consistência entre os sistemas internacionais" e "eliminar as taxas de proposta de patentes para inventores individuais e pequenas empresas", segundo noticia o Seattle Post Intelligencer.



"A combinação entre as mudanças tecnológicas e a economia globalizante estão a criar novos desafios ao sistemas de patentes norte-americano", afirmou o responsável da Microsoft. "Embora o nosso sistema esteja fortemente alicerçado, a sua saúde a longo termo está ameaçada a não ser que aproveitemos esta oportunidade para o reforma", considera.



A Microsoft é um dos líderes no licenciamento de patentes, tendo submetido mais de 3.000 patentes no ano passado, mas Smith fez igualmente questão de salientar que a empresa é igualmente um fervoroso defensor das suas tecnologias e produtos, tendo accionado 35 a 40 processos numa dada altura, com custos associados de 100 milhões de dólares ao ano.



Notícias Relacionadas:

2004-11-09 - Microsoft resolve processos legais com Novell e CCIA

2004-03-08 - AT&T e Microsoft chegam a acordo em parte do caso de violação de patente

2004-01-15 - Juiz confirma decisão anterior sobre violação da patente da Eolas