A Microsoft confirmou que a capacidade de armazenamento de dados do disco rígido da sua consola Xbox já não vai ser de dez, mas sim de oito Gigabytes, depois de no principio do ano ter anunciado esse aumento de dois GB, de acordo com informações da C|NET.



Apesar da alteração de planos não ter sido justificada, existem rumores de que se deveu a problemas orçamentais. Isto porque a Microsoft parece estar a subsidiar o preço de retalho da consola que é vendida a um valor bastante inferior ao custo de fabrico - tal como outros fabricantes de consolas já o fazem -, uma despesa que acresce ao enorme orçamento da campanha publicitária de 500 milhões de dólares (548,36 milhões de euros ou 110 milhões de contos).



A Xbox vai ser a primeira consola equipada com um disco rígido incorporado, que será utilizado para guardar jogos, actualizações de software e outros dados, que poderá ser fornecido pela Seagate (ver Notícias Relacionadas). A Sony pretende lançar um disco rígido vendido à parte para a sua PlayStation 2 no próximo ano.



A primeira aposta da Microsoft no mercado das consolas de jogos chegará ao mercado norte-americano no dia 15 de Novembro, desconhecendo-se o número concreto de unidades que estarão disponíveis nessa altura. A Microsoft comprometeu-se apenas a entregar entre 1 milhão e um milhão e meio de consolas aos retalhistas norte americanos durante a época de Natal, sendo previstas reposições semanais de 100 mil unidades. Estes números foram confirmados no final de Setembro, altura em que a Microsoft atrasou a data de lançamento de 8 para 15 de Novembro.



Notícias Relacionadas:

2001-09-24 - Microsoft atrasa a Xbox uma semana

2001-06-16 - Microsoft resolve conflito sobre nome da Xbox
2001-02-06 - Microsoft atrasa Xbox?

2001-01-08 - Consumidores "fazem" Xbox

2001-01-08 - Microsoft mostra Xbox e assinala entrada na electrónica de consumo

2001-11-07- Xbox terá discos rígidos Seagate