Um dia após uma alteração no modelo de licenciamento em volume do seu software, a Microsoft anunciou ontem um ajustamento dos preços da suite de ferramentas de produtividade Office e nas suas aplicações individuais na América do Norte no final do mês que irá representar reduções do custo dos produtos na ordem dos 15 por cento.

Assim, o Office XP Professional verá o seu preço diminuído de 599 para 499 dólares. O Office XP Standard passará dos 479 para os 399 dólares. Quanto às versões separadas do pacote de ferramentas de produtividade - Word 2002, Excel 2002, PowerPoint 2002 e Access 2002 - serão comercializadas a 229 dólares cada uma, em comparação com os anteriores 339 dólares. Estas alterações deverão entrar em vigor a partir de 28 de Maio nos Estados Unidos e Canadá.

Prevê-se que dentro de poucos meses a Microsoft dê início à comercialização da próxima versão do software, o Office 2003. Mas a empresa não confirma se esta actualização será também abrangida pelas reduções de preços anunciadas agora. Segundo o comunicado oficial da companhia, a estas reduções de preços deverão seguir-se diminuições semelhantes noutras àreas do mundo.

Contudo, contactado pelo TeK, Rodolfo Oliveira, director de comunicação da Microsoft Portugal, afirmou que estes cortes nos preços dos produtos Office já tinham sido efectuados anteriormente, em Fevereiro, na Europa, embora apenas ao nível do preço praticado para os retalhistas. Assim, o preço estimado de venda ao público da versão completa do Office XP Standard é agora de 474 euros (sem IVA incluído), ao passo que para a versão Professional é de 572 euros (sem IVA incluído).

Estas alterações de preços na América do Norte não afectam os planos de licenciamento em volume utilizados pela maior parte das empresas, se bem que a Microsoft tenha anunciado no início desta semana modificações a esses termos de licenciamento para dar resposta às críticas dos seus clientes.

Assim, as empresas que assinarem o Software Assurance, irão receber serviços adicionais, como suporte e recursos de formação incluídos no custo do software. Um novo bónus permite que os clientes empresariais optem por home-use rights para os produtos Office, permitindo que os empregados instalem legalmente a mesma cópia do software nos seus computadores de casa e do trabalho.

Notícias Relacionadas:
2003-03-24 - Microsoft prepara alterações do plano de licenciamento de software servidor
2001-10-09 - Novas regras para licenciamento de programas Microsoft