A Microsoft diz que a segurança continua a ser uma prioridade e para isso mantém o investimento no desenvolvimento de soluções para proteção da identidade dos funcionários e de acessos e segurança de dados no Windows 365 que foi anunciado há 3 anos, a 14 de julho de 2021 . A democratização da Inteligência Artificial é outro foco da empresa, que apresentou nesta semana novidades para o seu sistema operativo na cloud.

Uma das novidades agora anunciadas pela Microsoft é o Secure Identity”, um recurso que permite a criação de políticas granulares de re-autenticação definidas pelo IT que ajudam a garantir que apenas as pessoas autorizadas têm acesso a determinado PC na cloud. Com a nova opção é possível definir ecrãs de bloqueio remoto ou limites de tempo de sessão.

O “Purview Insider Risk Management with Forensic Evidence” é outra inovação que ajuda a detetar e mitigar ameaças internas, monitorizando a atividade dos funcionários, identificando comportamentos de risco e fornecendo provas para investigações.

Finalmente, para manter os dados seguros, a funcionalidade “Encryption with Customer Key” permite ao utilizador cifrar dados nos PC Cloud em repouso ou em trânsito, com as suas próprias chaves de encriptação, assegurando o controlo total e a propriedade dos dados. Uma área de transferência unidirecional evita a fuga de dados, limitando a direção e o tipo de dados das ações de copiar e colar do dispositivo local para o Cloud PC.

Windows 365: A Microsoft também está a transferir o PC para a Cloud
Windows 365: A Microsoft também está a transferir o PC para a Cloud
Ver artigo

A empresa aproveitou o terceiro aniversário do sistema operativo para divulgar estas novidades de segurança, mas também apresentou novidades em matéria de inteligência artificial. A Microsoft assinala que o Windows 365 garante o acesso ao Microsoft Copilot a partir da cloud a todos os colaboradores das empresas. O acesso a partir da cloud é possível em computadores Windows e Mac, mas também em equipamentos como iPhone, iPad ou Android, com controlos de IT e proteção de dados. O Copilot para Microsoft 365 trabalha do mesmo modo em PC cloud como nos PC físicos, garantido que “os colaboradores podem melhorar a produtividade com IA em qualquer dispositivo”, diz a empresa.

Ainda a pensar na segurança, a Microsoft introduziu camada adicional de proteção contra interrupções regionais. É uma funcionalidade de disaster recovery e resiliência de dados entre regiões para PC Windows 365 Cloud. Com este recurso são criados “instantâneos” dos PC na cloud, guardados em locais geograficamente distantes e definidos pelo cliente. Em caso de disaster recovery, os instantâneos podem ser recuperados para os PC em execução na cloud e no local selecionado.  O recurso é “facilmente configurável e integrado em relatórios e fluxos de trabalho existentes”, explica a Microsoft, garantindo a continuidade do negócio, mesmo em cenários desafiantes. Além disso, também reduz o risco de perda de dados e dá aos administradores de TI uma capacidade de resposta rápida a interrupções inesperadas.

Windows App
Windows App créditos: Microsoft

Finalmente, a Microsoft anunciou ainda a Windows App, uma aplicação unificada que dá acesso ao Windows 365 com um só clique. A app é também a nova porta de entrada para ambiente de trabalho virtual Azure, para o Microsoft Dev Box e para outras soluções de virtualização da Microsoft.  No próximo outono, a aplicação será disponibilizada para Windows, MacOS e iOS e estará em pré-visualização pública para Android. A aplicação dará aos trabalhadores um acesso simplificado aos seus PC Windows 365 Cloud, bem como ao Copilot, onde quer que estejam. A Windows app já foi lançada em modo de pré-visualização e adotada por clientes da Microsoft. Os colaboradores da Zurich Insurance Group e da Vodafone já usaram a app mais de 10 milhões de horas, diz a Microsoft.