O director de operações da Microsoft, Kevin Turner, revelou que a empresa pretende fazer um investimento global em pesquisa e desenvolvimento na ordem dos 9,5 mil milhões de dólares durante este ano - qualquer coisa como 7 mil milhões de euros.

O anúncio foi feito hoje, durante uma conferência na CeBIT, a feira internacional de tecnologia que decorre até ao final desta semana na Alemanha, reportam vários meios de comunicação internacionais.

A prioridade vai para o alargamento do portefólio de serviços na nuvem, adiantou o responsável. "Vamos mudar e reinventar a nossa empresa para conquistar a liderança na nuvem", afirmou Kevin Turner, garantindo ainda que o valor é superior ao anunciado por qualquer outra empresa da concorrência.

O responsável defendeu ainda que a companhia tem actualmente uma oferta maior de serviços de cloud computing que as concorrentes, que vão desde o segmento de consumo, como é o caso de serviço de email, até sistemas mais sofisticados, como o Azure.

O mercado tradicional de software será também alvo de uma afectação de recursos significativa por parte da empresa, acrescentou.



Windows 7 com 90 milhões de cópias vendidas



Apesar da concorrência crescente, os últimos números deixam os responsáveis da Microsoft optimistas. A empresa revelou que o sistema operativo da empresa, lançado em Outubro, já conta com 90 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.

Segundo o director financeiro da companhia, Peter Klein, citado pela InformationWeek, os últimos dados fazem do Windows 7 o software e o sistema operativo mais vendidos de sempre na história da indústria do PC.

O responsável pela área financeira disse ainda que os resultados se devem, em grande medida, à colaboração com os fabricantes de hardware, e que antecipa uma vaga de adopções do novo SO por parte de clientes empresariais entre 2010 e 2011, que têm vindo a revelar um "incrível interesse" em fazer a migração para o Windows 7.