Até julho, o Flash Player da Adobe separa-se definitivamente do sistema operativo da Microsoft. O software que vai remover o plugin, sem suporte da própria Adobe desde o final de 2020, generaliza-se às várias versões do sistema operativo da Microsoft nos próximos dois meses, como detalha a Microsoft numa atualização à informação que já tinha partilhado sobre o tema. 

Em setembro do ano passado a dona do Windows já tinha anunciado que acompanharia a Adobe no fim do suporte à tecnologia. Estabeleceu prazos para o fim das atualizações, anunciou que ia lançar uma ferramenta de remoção do software e começou a trabalhar na concretização do plano, disponibilizando uma atualização opcional para a remoção do software em fevereiro.

How to TEK: Ainda recebe notificações relacionadas com o Flash Player? Saiba como o desinstalar
How to TEK: Ainda recebe notificações relacionadas com o Flash Player? Saiba como o desinstalar
Ver artigo

A empresa explica agora numa nota no blog que o Update para a Remoção do Adobe Flash Player, o nome não engana, é identificado com a referência KB4577586 e começará a ser distribuído em junho como parte integrante da atualização para o Windows 10. A atualização vai afetar todas as versões do Windows 10, a partir da versão 1809. A mesma atualização fará também parte de todas as atualizações cumulativas subsequentes.

Explica-se ainda que, em julho, a atualização será estendida às versões 1607 e 1507 do Windows 10 e passará a integrar o pacote mensal de correções de segurança para o Windows 8.1, Windows Server 2012 e Windows Embedded 8 Standard. 

A Microsoft sublinha que estas atualizações só removem o Flash dos equipamentos, enquanto componente do Windows, se o programa tiver sido instalado por outra via, ou associado a programas de terceiros, continuará com está.  

O Flash foi uma estrela da internet durante anos e o programa de eleição para a reprodução de conteúdos multimédia. Problemas de segurança e tecnologias mais modernas acabaram por ditar o fim da tecnologia multiplataforma da Adobe, anunciado em 2017.