As versões de 64GB e de 128GB do modelo passam a custar, respetivamente, 799 e 899 dólares no mercado norte-americano. Portugal vai estar incluído nos mercados onde haverá alteração de preço, mas os valores ainda não são conhecidos.

A decisão da gigante do software surge no seguimento dos maus resultados, anunciados recentemente, que davam conta de vendas de apenas 853 milhões de dólares desde que o tablet foi lançado, no outono de 2012.

O número de unidades não foi revelado, mas a representatividade do valor pode ser vista na comparação com os 898 milhões de dólares gastos com publicidade ao Windows 8 e ao próprio tablet.

Em março, a Bloomberg contabilizava em cerca de 1,5 milhões o número de Surfaces comercializados até àquela data, muito aquém do que a Microsoft tinha previsto. Por sua vez, a Apple reportou a venda de 14,6 milhões de iPads, só no último trimestre.

Esta será a segunda alteração de preço desde o lançamento da linha Surface, já que há três semanas atrás foi anunciada uma redução de 150 dólares para o modelo Surface RT – desconto reflectido no mercado português.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota de redação: A notícia foi atualizada com a confirmação para Portugal, por parte da Microsoft.