A Microsoft abriu as pré-encomendas da Xbox Series X esta terça-feira, dia 22 de setembro, e, em consequência, a Amazon registou um aumento exponencial de vendas, graças à Xbox One X. Sim, a Xbox One X.

Durante esta terça-feira, o site de ecommerce apresentou um banner automático que indicava uma subida de 747% nas vendas da Xbox One X, que faz parte da atual geração de consolas da Microsoft. Este valor corresponde à percentagem de vendas na hora anterior à publicação do banner.

Dada a semelhança entre os nomes da Xbox One X e da Xbox Series X, não é difícil imaginar que algumas pessoas se tenham precipitado, adquirindo a antiga, mas tal como sublinha o The Verge, o fenómeno pode também dever-se aos bots que algumas pessoas preparam para garantir a consola no primeiro dia. Contudo, não podemos arredar a hipótese de algumas pessoas terem "errado no alvo", dado que quando procuramos por "Xbox Series X" no site da Amazon, os primeiros dois resultados correspondem à nova consola e à antiga, respetivamente.

A imprensa internacional sublinha ainda que as imagens das consolas são parecidas, dado que ambas são pretas e têm um controlador encostado numa das laterais, o que pode ter induzido alguns consumidores em erro. É possível que ainda possa devolver o artigo, caso tenha comprado uma Xbox One X por engano.

Esperamos, no entanto, que esta subida se deva ao "exército" de bots que costumam ser postos no terreno para açambarcar consolas nestas fases. O fenómeno não é novo, é comum, e serve muitas vezes para que uma pessoa consiga comprar várias unidades para depois lucrar com a revenda online quando os stocks se esgotarem. São os chamados "scalpers" digitais.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.