A MBLM publicou um estudo onde conclui que a marca de consolas preferida dos Millennials não é a mesma que a da Gen Z. De acordo com a empresa, os consumidores nascidos entre 1981 e 1996 preferem a PlayStation, ao passo que a geração de jogadores que nasceu entre 1995 e 2012 gosta mais da Xbox.

O "Brand Intimacy Study" é o resultado da análise de um conjunto de dados recolhido ao longo da última década e apresenta-nos um conjunto de resultados curiosos. O segundo é o facto de os inquiridos se referirem aos ecossistemas de gaming da Sony e da Microsoft com o nome das marcas que os intitulam, o que demonstra o quão cimentadas estão neste sector.

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Top 10 marcas para Millennials

No top 10 dos Millennials destacam-se outros nomes da indústria tecnológica, como é o caso da Amazon, da Apple, do YouTube e da Nintendo, mas é a PlayStation que lidera a lista. "Nos nossos estudos, a PlayStation tem revelado ser uma marca forte entre os millennials e, em 2020, conseguiu chegar ao topo. Tal como verificámos em 2019, esta geração desenvolve laços fortes com as marcas no espaço media e na indústria do entretenimento. A combinação do fenómeno esports e o impacto das plataformas de hardware elevaram os rankings da PlayStation. De forma surpreendente, mais de 50% dos millennials no nosso inquérito possui alguma intimidade com a marca", escreve a MBLM em comunicado (via IGN).

Apesar da ascensão da PlayStation entre os millennials, a autora do estudo explica que a preferência pela Xbox por parte da Gen Z pode ser justificada pela popularidade do PC entre os jovens. A MBLM acredita que o gaming no Windows se confunde com a marca da consola da Microsoft, uma vez que a própria tecnológica tem feito por agregar cada vez mais território de videojogos sob marca Xbox. Para tal, contribui o sucesso de Minecraft e Fortnite, por exemplo.

O relatório completo da MBLM vai ser lançado no final desta semana, no dia 14 de fevereiro. Note que, para elaborar o "Brand Intimacy Study 2020", a equipa responsável analisou respostas de 6.200 consumidores e 56.000 avaliações de marca provenientes de 15 indústrias diferentes nos EUA, México e Emirados Árabes Unidos.