A Fundação Block by Block faz parte de um programa das Nações Unidas e da Mojang, o estúdio responsável pelo desenvolvimento de Minecraft que visa utilizar o famoso jogo de blocos para transformar espaços negligenciados em locais vibrantes e capazes de melhorar a qualidade de vida da população.
Minecraft serve de ferramenta de visualização e colaboração, capaz de captar as ideias e opiniões dos residentes dos bairros espalhados pelo mundo, que normalmente não têm voz ativa nos projetos públicos. Promover a inclusão social torna-se crítico, numa altura em que a população continua a deslocar-se para as cidades, combinando um aumento de taxa de nascimentos, misturado com o êxodo rural. No caso de Hanói, a capital do Vietname, a população duplicou desde 2000, e é apenas uma das cidades do mundo que registam taxas de crescimento elevadas.
Ao reproduzir as suas ideias no Minecraft, as pessoas estão a ter uma voz ativa de como revitalizar os bairros, melhorando a segurança pública, criando oportunidades económicas, acesso a água potável, promovendo a sustentabilidade, e outros aspetos da vida dos habitantes. Segundo a fundação, as cidades podem ser condutores de inovação e de grandes contribuições para o crescimento económico, mas quando construídas de forma errada, estas podem causar disparidades sociais e grandes problemas ambientais, e esse era o caso centros urbanos como Nairobi e Kathmandu.
Os primeiros projetos de restruturação da fundação Block by Block foram executados em bairros dos subúrbios de Nairobi, com propostas feitas em Minecraft que deram origem à melhoria da rua central de Dandora, foram limpas as valas, plantadas árvores e outras obras de melhoria. Através do popular jogo, os habitantes puderam comparar propostas e compreender melhor as necessidades dos espaços urbanos.
Para se ter uma ideia da importância de Minecraft na restruturação dos espaços de Nairobi, atualmente estão a ser melhorados 60 locais, que inicialmente nem sequer se pensava em espaços públicos. Foram necessários dois anos para obter o orçamento necessário, e o impacto criado pelos primeiros projetos catapultou o interesse em financiar todos os restantes.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários