Os videojogos continuam a ser utilizados no treino de inteligência artificial, como por exemplo a DeepMind da Google, que utiliza uma experiência de 200 anos de conhecimento de StarCraft II para bater equipas de jogadores profissionais. O Facebook também considera que os videojogos são bastante eficazes no treino da IA, mas optou por algo mais “ligeiro”, nada mais que o popular jogo da Microsoft, o Minecraft.

Segundo avança o Engadget, a rede social considera que a simplicidade e a sua natureza sandbox do jogo de construções com cubos revela ser o campo de treino perfeito para treinar um assistente de inteligência artificial. Sobretudo o modo Creative, em que os jogadores unem esforços para fazer construções complexas e detalhadas.

Minecraft tem um potencial praticamente infinito de possibilidades criativas, utilizando o seu leque de ferramentas de construção. Aliado às construções, os investigadores da rede social estão a ensinar a sua IA a compreender a linguagem natural, no seu servidor privado do jogo. O objetivo é criar um assistente de IA capaz de ajudar as pessoas nas suas tarefas diárias.

Esta não é a primeira vez que o Facebook desenvolve assistentes de Inteligência Artificial, mas a verdade é que nunca conseguiu aproximar-se do sucesso da Amazon ou da Google, que detêm, respetivamente, 67% e 30% de quota de mercado de colunas inteligentes nos Estados Unidos. Em 2015, a rede social criou para a app do seu Messenger um assistente chamado M. No entanto, o projeto nunca vingou, tendo sido cancelado em 2018.

No início do ano a rede social já havia revelado estar a trabalhar num novo assistente de voz, cujo principal foco estará na sua gama de produtos de realidade virtual e aumentada, incluindo o Portal (que tem vindo a utilizar a Amazon Alexa), o Oculus ou outros novos projetos que venham a ser desenvolvidos na mesma área.

Se tiver curiosidade para ver a IA de Minecraft do Faceook, este encontra-se disponível para download.