Alargando mais uma vez o seu negócio de aplicações de pesquisa, o Google apresentou hoje o Google Mini, um novo produto que combina hardware e software para fornecer numa única caixa a tecnologia de pesquisa aplicada ao seu portal Web numa versão de capacidade e custo mais reduzido do que a Google Search Appliance, lançada em 2002 para empresas de grande dimensão (ver Notícias Relacionadas).



O Google Mini dirige-se a empresas com menos de 1.000 funcionários - ou a departamentos de grandes organizações- e permite indexar até 50 mil documentos, de mais de 220 tipos, custando 4.995 dólares. O preço da versão original desta caixa empresarial de pesquisa varia entre os 32 mil e os 500 mil dólares, para uma capacidade de busca a partir dos 100 mil e até aos 15 milhões de documentos.



Ao mesmo tempo que lançou a versão Mini, o Google anunciou também actualizações à Search Appliance, que ganhou novas funcionalidades, como a capacidade de pesquisa entre bases de dados relacionais e uma maior flexibilidade com os sistemas de segurança informáticos.



A entrada do Google no mercado empresarial ainda não deu muitos resultados. O motor de busca continuou a ir buscar à publicidade online a maioria das suas receitas - 98 por cento dos 2,16 mil milhões de dólares registados nos primeiros nove meses de 2004 - somando apenas 35 milhões de dólares em licenciamento de software e outros negócios durante o mesmo período.



Até à data o Google vendeu o seu software de busca a aproximadamente 800 empresas, avança a empresa.



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