As maioria das metas que tinham sido definidas para 2010 em relação ao Plano Tecnológico da Educação já estão cumpridas, garantiu ontem a ministra Maria de Lurdes Rodrigues ao Jornal de Notícias. Só o número de quadros interactivos fica de fora deste balanço positivo, mas por uma diferença pequena.

Em Julho, no dia em que se assinalaram os dois anos do Plano Tecnológico da Educação, João Trocado da Mata, o coordenador da iniciativa, adiantava em entrevista ao TeK que a fase de infra-estrutura do programa estava em implementação e que se avançava agora para uma fase de serviços, mas na altura não foram divulgados números de equipamentos já instalados.

O balanço ontem feito pela ministra, noticiado pelo Jornal de Notícias, refere a existência de 228.361 computadores instalados nas escolas, 7.613 quadros interactivos e 28.697 salas de aulas do 5º e 12º com videoprojectores. O TeK tentou confirmar estes números com o Ministério da Educação mas não conseguiu resposta até à hora da publicação desta notícia.

Também ontem foi publicado em Diário da República o concurso público internacional para a instalação de um sistema integrado de comunicação de voz, dados e vídeo no Ministério da Educação, que o TeK já tinha noticiado aquando da aprovação pelo Conselho de Ministros. O concurso tem um valor de 33 milhões de euros e abrange 1.200 escolas do ensino básico e secundário.

Na prática este sistema vai permitir ao ministério tirar partido da rede de fibra óptica instalada para optimizar as comunicações, poupando dinheiro com sistemas de VoIP e com a agregação de ligação para as redes móveis em dois ou três pontos.

A estes somam-se a introdução de novos serviços de videoconferência e tele-presença que podem poupar deslocações dos directores e chefias intermédias das escolas, mas também melhorar a participação dos pais e educadores no contacto com os estabelecimentos de ensino.