A Mobicomp apresentou a versão 1.1 da sua solução MobileKeeper para plataformas Symbian durante o 3GSM World, que decorre até dia 17 em Cannes, França. Carlos Oliveira, director executivo da empresa, explicou ao TeK que esta solução que permite aos operadores fornecer aos seus clientes um serviço de backup e armazenamento de dados dos seus telemóveis está já a ser testada por diversos operadores na Europa.



Presente no 3GSM World como convidada do Fórum Nokia Pró, a Mobicomp é a única empresa portuguesa convidada pela Nokia para esta área de parceiros, fazendo parte de um grupo de 15 companhias que aproveitaram o evento para mostrar as suas soluções.



O MobileKeeper está já em testes em operadores na Suiça, Itália, Dinamarca, Espanha e Portugal, embora Carlos Oliveira se tenha escusado a revelar os nomes das empresas. Também no Dubai o MobileKeeper está a ser testado por um
retalhista que comercializa telemóveis.



A solução actualmente assente na plataforma Symbian permite que os operadores ofereçam aos seus clientes a possibilidade de usarem um espaço de armazenamento de dados central para guardar a informação que actualmente detêm nos seus telemóveis. Por uma questão de segurança, ou alargamento do espaço de memória disponível nos terminais, os clientes podem guardar centralmente os seus contactos, fotografias, agenda, jogos, etc.



Carlos Oliveira explicou que o serviço é dirigido não só aos utilizadores profissionais, que normalmente mantêm um maior volume de dados nos equipamentos, mas também ao mercado de consumo, embora com modelos de negócio diferentes.



A forma de taxação do serviço vai depender do modelo
adoptado pelo operador mas pode passar por uma mensalidade fixa mais custo de tráfego, só tráfego ou a comunicação de dados a somar a um custo por cada acesso a esse espaço de armazenamento.



Actualmente o MobileKeeper está disponível só para plataformas Symbian, mas a Mobicomp tenciona adaptar a solução a plataformas J2ME, Smartphone e até BlackBerry.



Notícias Relacionadas:

2004-10-28 - MobiComp fornece tecnologia para novos serviços móveis do BPI