A Xiaomi apresentou hoje em Milão novos produtos do seu catálogo, direcionados à mobilidade como a trotinete Xiaomi Electric Scooter 4, a próxima geração de tablets Pad 6 e ainda os aspiradores Robot Vacuum. A fabricante promete ainda entrar no negócio das Air Fryers, expandindo dessa forma o seu portfólio de produtos para a casa. E todos eles têm algo em comum: são altamente conectados ao seu ecossistema de IoT, colocando o smartphone como o principal “controlo remoto” da casa.

Estes equipamentos foram os protagonistas de um evento onde a fabricante chinesa demonstrou a sua estratégia para o IoT, naquela que diz ser uma forma de viver mais inteligente, promovendo a conveniência, saúde, bem-estar, nunca deixando de lado a simplicidade de utilização dos seus equipamentos.

A líder de relações públicas da Xiaomi para a Europa ocidental, Cristina Caricato, diz que o seu objetivo é encontrar liberdade e diversão através da tecnologia. Dos smartphones aos equipamentos da casa, a aplicação da Xiaomi pretende ser o centro de todas as operações.

A Xiaomi deixou ainda alguns números sobre o seu ecossistema de utilizadores, destacando que tem mais de 582 milhões de utilizadores mensais ativos, a nível global, do sistema operativo MIUI. E mais de 589 milhões de equipamentos AIoT conectados em todo o mundo.

Só a nível das plataformas em casa das pessoas, conta com 75,8 milhões de utilizadores ligados à Home App e Mi Home App. A empresa também olha para o futuro e revelou que tem um orçamento de mais de 14 mil milhões de dólares para investir em Investigação e Desenvolvimento nos próximos cinco anos.

Equipamentos do ecossistema Smart Life chegam ao mercado europeu

A Xiaomi diz que as pessoas procuram produtos que possam limpar a casa mais rapidamente e os novos aspiradores Robot Vacuum pretendem ajudar nessas tarefas. O desafio da fabricante é oferecer o melhor desempenho possível ao preço mais acessível. A marca tem quatro modelos de aspiradores inteligentes, com o objetivo de cobrir o espectro entre as ofertas de entrada de gama aos mais poderosos e apetrechados. A Xiaomi tem recebido feedback positivo na sua gama de aspiradores e pretende dessa forma dar continuidade à eficiência, acessibilidade e versatilidade que são os pilares dos seus produtos de aspiração.

O Xiaomi Robot Vacuum X10 é a nova linha de aspiradores, prometendo ajudar a simplificar a limpeza e garantir maior desempenho. Tem uma bateria de 5.200 mAh que a fabricante diz oferecer uma autonomia de 3 horas com uma única carga, em modo de potência máxima de sucção. O aspirador tem uma base inteligente e diz-se preparado para limpar qualquer tipo de pisos, oferecendo uma potência de sucção de 4.000Pa. Tem um saco de armazenamento de lixo para guardar 60 limpezas da casa. Tem um sistema de recolha automático de pó e sistema de navegação inteligente LDS, com rotas otimizadas de limpeza.

Veja na galeria imagens dos novos produtos da Xiaomi:

Há ainda dois modelos da serie S, o Robot Vacuum S10+ e o S12, igualmente inteligentes e capazes de planear o seu percurso de limpeza, através da tecnologia LDS, não importando o tamanho ou a disposição das mobílias e eletrodomésticos da casa. Se procura um modelo com um design ultrafino, capaz de limpar debaixo da cama ou sofá, a família de novidades fica completa com o modelo Robot Vacuum E12, igualmente de alta potência de sucção, refere a marca. A empresa garente que os aspiradores aspiraram mais rápido e com maior eficiência, demorando 5 a 10 minutos a limpar um espaço de 100 metros quadrados. A empresa tem ainda um design universal dos seus modelos, a começar pelo chassis minimalista e design característico.

#DiscoverXiaomi2023

O S10+ é ideal para limpar salpicos e pequenos líquidos. O seu sistema de laser 3D consegue evitar obstáculos com maior eficácia diz a marca. Mesmo os obstáculos inesperados, como os brinquedos das crianças que todos os dias mudam de lugar nas divisões da casa. Tem sucção de 4000Pa, deteção inteligente de carpete e mopa com rotação. O S12 tem todas as funcionalidades, contando com uma autonomia de até 130 minutos de aspiração contínua. O E12 tem três níveis de mopa para limpezas em locais molhados em diferentes capacidades.

Os modelos, que estão a chegar ao mercado nos próximos dias, têm preços que começam nos 229,99 euros (E12) aos 549,99 euros para o topo de gama X10. Pelo meio vai ter o S12 a 319,99 euros e o S10+ a 499,99 euros, todos eles com um desconto promocional se forem adquiridos entre os dias 22 a 28 de maio.

A Xiaomi apresentou a Smart Air Fryer Pro 4L por 149,99 euros. Pode ser programada até 24 horas com 11 programas de memorização, para aceder rapidamente ao tipo de alimentos que deseja fritar sem óleo. A sua janela transparente permite manter um contacto visual com os alimentos que estão a ser cozinhados no sistema. E tal como os outros produtos, é altamente conectado à sua aplicação de smartphone.

#DiscoverXiaomi2023

Depois de ter lançado no verão do ano passado a versão Pro da Electroc Scotter 4, a Xiaomi vai disponibilizar na Europa as versões standard e Lite, aumentando o seu portfólio de mobilidade urbana. Considerando que a Pro tem um motor de 700 W, a versão Scooter 4 tem 600 W e a Lite conta com um de 300 W. Todos os modelos atingem a velocidade máxima prevista pela lei, de 20 Km/h. No entanto, a Lite é a que apresenta a menor autonomia de 20 quilómetros, com um abateria de 5.200 mAh, enquanto que a versão standard pode percorrer 35 quilómetros graças à sua bateria de 7.650 mAh.

A versão standard fez um teste de resistência de 3.000 km, peso de 700 quilos, prometendo uma maior longevidade de utilização. Consegue ultrapassar subidas com inclinação até 16% e promete maior conforto com os seus pneus sem câmara de ar. Para levar para qualquer lado, a trotinete pode ser dobrada e desdobrada em apenas alguns segundos, seja para colocar na mala do carro ou quando se entra no metro. Tem ainda certificação IP54 para ser utilizada em dias de chuva.

#DiscoverXiaomi2023

Outra diferença a destacar é que a Lite tem um travão de tambor na roda traseira e um sistema E-ABS na dianteira, reduzindo a distância de travagem. O modelo standard tem um travão de disco de dupla ação na roda traseira e um mesmo sistema E-ABS na frente.

De salientar que ambos os modelos comunicam com a aplicação Xiaomi Home através de Bluetooth, permitindo aos utilizadores monitorizarem a velocidade ou a autonomia em tempo real, entre outros dados relativos à sua condução. Quanto a preços, a Xiaomi Electric Scooter 4 custa 519,99 euros e a versão Lite tem um preço de 419,99 euros, ambas as versões a chegarem no próximo dia 29 de maio ao mercado. A versão Pro e Ultra, que já estão disponíveis, custam 799,99 euros e 999,99 euros, respetivamente.

Para fechar a lista de novos produtos, a fabricante chinesa revelou também o tablet Xiaomi Pad 6. O modelo tem um design unibody, prometendo ser mais fino e leve que a geração anterior. No interior conta com um processador Snapdragon 870 e uma bateria com capacidade de 8.840 mAh, que a fabricante diz durar cerca de 16 horas em reprodução de vídeo e carregamento rápido de 33 W.

O equipamento tem um ecrã LCD LTPS de 11 polegadas, resolução WQHD+ e uma taxa de atualização até 144 Hz. O display suporta ainda as tecnologias Dolby Vision e HDR10 para a imagem e qualidade de som Dolby Atmos, projetado por quatro altifalantes. Para os amantes de cinema, o tablet também oferece uma porta USB-C 3.2 Gen 1, com capacidade de saída de vídeo a 4K a 60 FPS com interface DP, pronto a ligar a um televisor ou monitor compatível.

#DiscoverXiaomi2023

O tablet tem o sistema operativo MIUI Pad 14, otimizado para maior conetividade, oferecendo novas ferramentas de videoconferência: tecnologia de cancelamento de ruído e FocusFrame para face tracking, para manter os rostos sempre centrados durante as reuniões. O equipamento inclui ainda a segunda geração da sua Smart Pen e a capa teclado para ajudar na produtividade do trabalho.

O Xiaomi Pad 6 vai chegar em breve ao mercado europeu, em três cores: champagne, Gravity Grey (cinzento) e Mist Blue (azul), com preços ainda por confirmar pela marca.