Há muito que as consolas deixaram de ser simples plataformas de jogos. Ainda não estrelam ovos, mas pode dizer-se que para lá caminham. A Wii da Nintendo é a prova disso. A empresa japonesa conseguiu ser mais rápida no gatilho que a principal concorrente, a Sony, e avançar com uma nova geração da sua plataforma de jogos que enlouqueceu os fãs numa corrida desenfreada às lojas. Os novos comandos com sensor de movimento fizeram correr muita tinta mas a verdade é que popularizaram um conceito que, precisava de mais trabalho e algum aperfeiçoamento.



Para tirar partido desta capacidade da Wii tem a disposição um conjunto de jogos que já não permitem usar a consola a partir do sofá, mas requerem algum movimento mais, garantindo que o tempo de lazer também é aproveitado para fazer algum exercício. Um exemplo muito popular é o Wii Sports, que não sendo uma novidade, vale a pena experimentar. O jogo permite experimentar cinco desportos diferentes entre ténis, basebol, golfe, bowling e boxe. Todos implicam uma utilização aplicada do comando que tem mesmo de ficar bem preso ao braço. Além do exercício ficam garantidas algumas gargalhadas.

http://imgs.sapo.pt/gfx/452764.gif


Mas o maior sucesso da Wii em termos de exercício físico é o programa de treino Wii Fit. Uma alternativa ao ginásio que o pode fazer suar mesmo sem sair de casa. O pacote inclui o tapete Wii Balanced Board que vai permitir definir o índice de massa corporal do utilizar e definir um programa personalizado de treino, entre mais de 40 actividades físicas. Os exercícios disponíveis dividem-se por aeróbica, condicionamento muscular, yoga e jogos de coordenação. O jogo pode ser adquirido por pouco menos de 100 euros, em várias lojas.

http://imgs.sapo.pt/gfx/452763.gif

É sabido que a PlayStation não usa o sistema de comandos da Wii e não permite este tipo de funcionalidade, mas a verdade é que a consola da Sony, ainda na segunda geração, já tirava partido dos sensores de movimento. Assim, se é um dos muitos milhares com uma PS2 em casa e pouca vontade de ir ao ginásio, toca a limpar o pó à consola e tirar os móveis para o lado: está aqui a hipótese de ouro para fazer exercício de forma divertida.



A câmara EyeToy para PlayStation garante a interacção e dá suporte a um conjunto de jogos em várias áreas temáticas, mais ou menos relacionadas com o exercício físico, mas em todas elas com traço comum: movimento é preciso.



Há algum tempo a empresa decidiu criar uma compilação e juntar no mesmo pack 12 jogos onde é possível usar a câmara USB e tirar partido de uma experiência de utilização da consola diferente do convencional. O EyEToy: Play suporta até 4 jogadores e permite jogar Beat Freak, Kung Foo, Wishi Washi, Keep Ups, Boxing Chump, UFO Juggler, Slap Stream, Plate Spinner, Boogie Down, Ghost Catcher, Mirror Time e Rocket Rumble. Está também disponível numa versão multi-jogos onde todas as propostas são exclusivamente dedicadas ao desporto. O jogo está disponível no mercado por cerca de 20 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/452768.gif


Neste vasto leque estão incluídos jogos onde o objective é limpar janelas, acertar em CDs, jogar futebol, fazer rodar discos voadores, lutar Kung Fu ou box, salvar coelhinhos, rebentar bolhas, entre outras tarefas mais ou menos perigosas.
Mas se o seu interesse vai para um programa de treino à séria o melhor é optar pelo EyeToy:Kinetic. Pode optar entre mais do que uma versão do jogo mas o conceito é o mesmo. Através de mais de 200 movimentos de artes orientais cria um programa de treino personalizado que decorre ao som de uma música e cenário definidos pelo utilizador. Em todas as aulas o utilizador tem primeiro de aprender determinados movimentos e depois pô-los em prática através de vários jogos. Os preços para o EyEToy Kinetic variam entre os 40 e os 60 euros, na versão original, dependendo da necessidade de comprar ou não a câmara EyeToy com o jogo.

http://imgs.sapo.pt/gfx/452767.gif

Terminando com uma versão mais light do conceito de "exercício na sala de estar" referimos uma opção para utilizadores da Xbox, que simultaneamente também sejam fãs de personagens de animação. O Rocky & Bullwinkle combina 100 microjogos dos quais 25 podem ser jogados tirando partido da câmara vendida para a consola como acessório, a Xbox Live Vision.

http://imgs.sapo.pt/gfx/452766.gif