Não é fácil encontrar gadgets interessantes de entre os produtos mostrados na CeBIT, que decorre em Hanôver. À distância de milhares de quilómetros, a equipa do TeK procurou arduamente os equipamentos mais interessantes, e as respectivas imagens, para lhe poder mostrar, mas as novidades não são muito excitantes.

Ainda assim reunimos meia dúzia de produtos, de várias áreas, que lhe mostramos agora, com esperança que nos próximos dias surjam mais novidades.

Asus com ecrã externo

http://imgs.sapo.pt/gfx/421166.gif
A Asus está a mostrar na CeBIT três novos portáteis, a par de uma série de outras novidades onde constam os monitores e placas gráficas. Entre os notebooks que a marca colocou na feira o W5Fe é o mais interessante, com o seu ecrã duplo que mostra na tampa algumas das informações mais relevantes de comunicação, um sistema integrado com os alertas do Windows Vista que também a Toshiba aplicou no seu novo Portégé R400.

Os alertas são mostrados mesmo quando o computador está em modo suspenso e destacam as mensagens de email recebidos e avisos de agenda.


Materiais "autênticos"


http://imgs.sapo.pt/gfx/421167.gif
A linha de telemóvel Bellpere distingue-se pela utilização de materiais não plásticos nos equipamentos, com destaque para a pele, aço e ouro, entre outros. Com 0% de materiais plásticos, os telefones pretendem inspirar um ambiente e estilo de luxo, uma opção que alguns dos grandes fabricantes já fizeram também para algumas linhas de terminais.




A empresa, pouco conhecida na lista de principais fabricantes de equipamentos, dá poucos pormenores técnicos dos telemóveis, preferindo focar a comunicação no design e cores. No entanto, mostra-se disponível para produzir terminais a nível mundial.

10 Megapixels em reedição

http://imgs.sapo.pt/gfx/421171.gif
É já o segundo modelo da Casio com 10,1 Megapixels, mas a empresa garante que é ainda mais fácil de utilizar do que as gerações anteriores da máquina fotográfica. A EXILIM Zoom EX-Z1000 tem uma dimensão bastante transportável, o que a distingue entre os modelos já no mercado, apesar do LCD de 2,6 polegadas para visualização das imagens.
A câmara digital garante 7 disparos contínuos e vem equipada com redução de desfocagem e tecnologia de auto-tracking AF. O zoom óptico é de apenas 3X, uma limitação que a empresa poderá corrigir em próximos modelos.

Alternativa alemã

http://imgs.sapo.pt/gfx/421172.gif
A concorrer com as soluções já existentes no mercado, a alemã IAV Products apresenta na feira o TeleDrive 3111, um terminal de comunicações para o carro que integra capacidade de navegação, sintonizador de rádio e ainda funcionalidades de telemóvel.

A empresa está a direccionar o produto não só para o mercado de utilizadores individuais mas também comerciais, com a integração da gestão de frotas, suportada pela plataforma Windows CE.

Entre as funcionalidades adicionais contam-se também o leitor de MP3 e uma câmara de vídeo.

Alarme de tsunamis
http://imgs.sapo.pt/gfx/421176.gif
Os telemóveis transformam-se num sistema de alarmes de tsunamis com uma solução desenvolvida na Alemanha, no Tsunami Institute A3M AG. A ideia é criar um sistema de alarmes para estas catástrofes que permita o envio de milhares de mensagens de telemóveis, para a prevenção de acidentes pela população.

A ideia surgiu depois dos Tsunamis na Ásia, mas o perigo da existência de ondas gigantes estende-se às costas da Europa, lembra o instituto em comunicado.

O sistema parte de uma subscrição de um serviço por SMS, que está ligado à informação sísmica e emite alertas em caso de perigo. O instituto afirma que já existem empresas internacionais interessadas na implementação do sistema e que este pode ser facilmente adaptado a qualquer rede GSM.

De acordo com o comunicado, a assinatura anual do serviço custa 29,95 euros a partir do site www.tsunami-alarm-system.com, mas existe também uma modalidade mensal com um valor de 9,95 euros.


Lifebook UMTS

http://imgs.sapo.pt/gfx/421177.gif
A Fujitsu Siemens está apostada em alargar o suporte de banda larga móvel dentro da sua linha Lifebook e o P7230 é o primeiro a suportar a tecnologia HSDPA, apesar de no Outono a empresa querer lançar uma versão com maior velocidade de upload, a tecnologia HSUPA.
Mais pequeno do que o tamanho A4, o Lifebook P7230 tem um ecrã de 10,6 polegadas e pouco mais de três centímetros de espessura. A poupança de energia é também uma das principais preocupações, muito relevante para uma melhor mobilidade, e a Fujitsu Siemens que o Lifebook pode funcionar sem recargas durante perto de um dia de trabalho com a ajuda de uma bateria adicional e um botão "Eco". Uma duração que terá de ser comprovada em ambiente real.