Apesar de ser, hoje em dia, considerado um objecto mais cerimonial que prático, mais um adorno que uma ferramenta essencial, o relógio de pulso soube especializar-se e acompanhar a evolução tecnológica. Agora é utilizado em funções mais ou menos complexas, bem além do medir do tempo, geralmente associadas à medição de factores vitais externos ou internos.

São confirmação disso os computadores de pulso, utilizados, por exemplo, no mergulho, e que permitem o cálculo da velocidade de descompressão do mergulhador, ou no fitness, em conjunto com emissores colocados junto ao corpo, para medição da função cardíaca e pulmonar.

Na verdade e no que toca à denominação 'relógio de pulso', a palavra-chave parece ser pulso e já não relógio. Enquanto a medição do tempo é um factor secundário dos dispositivos disponíveis no mercado, a sua utilização no pulso continua a ser um claro indicativo da importância da informação que disponibilizam. Continua, provavelmente, a representar a necessidade de uma informação vital, da qual dependem, inclusive, vidas. Aqui ficam alguns dos 'computadores' de pulso que pode encontrar no mercado.

Suunto X10

O novo X10, da Suunto é uma evolução do conhecido Suunto X9i, um dos primeiros computadores de pulso realmente práticos com GPS integrado. Tal como o seu antecessor, o X10 permite orientação via GPS, gravação de percursos efectuados e suporta pontos de interesse e mapas de percurso carregados através do PC, acrescentando uma maior precisão do GPS, bem com uma autonomia melhorada.

Os dados do GPS e dos restantes sensores do Suunto X10 são compatíveis com a maior parte das aplicações de mapas mais populares, incluindo o Google Earth e os mapas TOPO!, da National Geographic ou da Fugawi. Após a realização de um percurso, o utilizador terá apenas de descarregar o dados do relógio para o computador pessoal e publicá-los no Google Earth ou sobrepô-los numa extensa lista de mapas suportados. A aplicação nativa de registo dos logs do X10, a Suunto Track Exporter, é fornecida gratuitamente no site da fabricante.

Para além do GPS, o X10 combina ainda uma bússola electrónica, altímetro, barómetro, relógio, cronógrafo, despertador, enfim, toda uma expedição de aventura numa só ferramenta.

Brevemente disponível em revendedores especializados de desporto e aventura por cerca de 600 euros.


http://imgs.sapo.pt/gfx/456567.gif

Polar S725X

O Polar S725X é o relógio ideal para quem leva a sério o treino físico exaustivo e de nível competitivo. A Polar é reconhecida como uma marca de excelência para sensores de medição de capacidade cardíaca e desempenho físico.

O S725X é um pouco mais especializado que os monitores de frequência cardíaca da marca, presentes em muitos ginásios, integrando um altímetro e a possibilidade de diversos tipos de informação no ecrã, incluindo frequência cardíaca, contagem de voltas, cronógrafo, etc, com modos ajustados para utilização em bicicleta ou a pé. Para isso, poderá ser utilizados com diversos acessórios sem fios, incluindo um sensor de velocidade e cadência na bicicleta ou monitor cardíaco.

A comunicação com os acessórios e com o computador e o software de treino especializado Polar Precision Performance é feita através de infravermelhos.

A maior parte dos grandes ginásios dispõe de aparelhos compatíveis com os monitores de pulso da Polar, incluindo o S725X.

Disponível nos revendedores especializados de artigos de desporto, por cerca de 300 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/456568.gif

Nike Triax Vapor 300 Super

Fiel às suas origens, a Nike oferece um dos mais ergonómicos e bem proporcionados cronómetros de corrida disponíveis. Para além do generoso ecrã convertível, ajustado à perspectiva de um corredor, o Nike Triax Vapor 300 Super possui memória para registo dos tempos de até 300 voltas, com possibilidade de definir o tempo que o atleta pretende atingir.

O relógio da Nike não tem, todavia, aplicação apenas no mundos do desporto de alta competição, já que integra um relógio vulgar, com possibilidade de definição de dois fusos horários suplementares e dois alarmes diários.

Disponível em lojas Nike e revendedores de material desportivo, por 150 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/456569.gif


Citizen Aqualand Eco-Drive

br>
O nome Aqualand, correspondendo a uma longa linhagem de relógios-instrumento para mergulho, da Citizen , constitui um dos mais evocativos nomes relacionados com os aficionados do mergulho desportivo com respiração auxiliar.

Com efeito, o Citizen Aqualand Eco-Drive é resistente à água até 200m e integra sensores de medição de profundidade e temperatura da água, produzindo registos de duração de mergulho, histórico das ascensão efectuada e memória para até 20 mergulhos distintos. Todas as operações de registo não necessitam de qualquer intervenção do utilizador, inciando-se e desligando-se com a entrada e saída da água.

Para além das suas funções como companheiro de mergulhos, o Aqualand Eco-Drive é também um relógio ideal para os "globetrotters", com pré-definições para 29 zonas horárias e 3 alarmes diários.

Disponível em relojoarias e joalharias, por cerca de 500 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/456570.gif