Qualquer adulto na casa dos 40/50 anos viu a sua juventude marcada pelo nascimento dos primeiros computadores domésticos, o ZX Spectrum. Portugal foi, aliás, um país com fortes tradições ao computador que nasceu em Inglaterra, muito devido à fábrica da Timex na Costa da Caparica que fabricava modelos compatíveis, o Timex 2048. O inventor do pequeno computador, Sir Clive Sinclair, morreu nesta quinta-feira aos 81 anos.

Inventor e empreendedor, Sinclair ficará para a história como um dos nomes ligados à indústria dos videojogos. Depois de ter inventado a máquina de calcular de bolso, é o responsável pela criação dos computadores com um preço acessível a todos, numa época em que os PCs tinham preços proibitivos para o bolso comum.

A indústria dos videojogos começou no quarto ou no sótão de muitos programadores solitários, quando esta começou a dar os primeiros passos comerciais. Manic Miner, Chuckie Egg, Jet Set Willy, Horace Goes Skiing ou Bomb Jack são alguns dos nomes mais conhecidos desta época, de um computador que ofereceu milhares de videojogos aos fãs. Quem não se lembra do mítico comando: Load "" Enter?

Veja na galeria imagens da coleção do museu Load ZX Spectrum em Cantanhede:

O inventor abandonou a escola aos 17 anos, tendo começado a trabalhar como jornalista de tecnologia e durante quatro anos amealhou dinheiro para fundar a Sinclair Radionics. Começou por inventar e criar calculadoras que fossem pequenas e leves para caber no bolso, mas também baratas. Filosofia que serviu de alicerces para a criação do seu primeiro computador doméstico, o ZX80. O nome está associado ao mesmo ano que foi lançado no mercado, por menos de 100 libras. Vendeu 50 mil unidades, e o modelo seguinte, o mais famoso, o ZX81 foi colocado nas lojas por cerca de 70 libras e quintuplicou as vendas. As duas máquinas tornaram-no milionário, em poucos anos chegou a ter lucros de 14 milhões de libras anualmente, disse em 2010 numa entrevista ao The Guardian.

Sinclair esteve associado a outras invenções, mas nem todas elas tiveram sucesso. Demonstrando estar muito à frente do seu tempo, lançou o Sinclair C5 em 1985, uma mota de três rodas elétrica, que foi um falhanço de vendas. Também introduziu a televisão de bolso, mas foi igualmente um "flop". Em 1986 acabava por vender o seu negócio dos computadores à Amstrad.

tek clive sinclair
Cantanhede tem o primeiro museu do mundo totalmente dedicado ao computador ZX Spectrum
Cantanhede tem o primeiro museu do mundo totalmente dedicado ao computador ZX Spectrum
Ver artigo

Em 2020 nasceu em Portugal o museu totalmente dedicado ao ZX Spectrum, o primeiro do mundo dedicado ao trabalho de Sir Clive Sinclair, que pode visitar em Cantanhede. O museu Load ZX Spectrum foi criado por João Diogo Ramos tem como base o seu espólio pessoal de computadores e artigos eletrónicos ligados ao ZX Spectrum, naquele que é considerado um dos maiores e mais respeitados colecionadores a nível internacional. Entre máquinas, jogos e acessórios, estão expostas outras invenções de Sinclair, tais como a mota C5.