A unidade de semicondutores da Motorola anunciou recentemente que o seu microprocessador DragonBall MX1 irá passar a suportar todas as versões do Symbian OS, um sistema operativo livre construído especificamente para o mercado smart phone emergente e que contempla os requisitos exigidos pelos fabricantes.



O apoio da Motorola ao sistema operativo Symbian tem como objectivo ajudar a reduzir o tempo de concepção e desenvolvimento dos produtos móveis que oferecem serviços de voz e dados.



De acordo com a sua fabricante, o DragonBall MX1 oferece capacidades multimédia avançadas e foi desenhado para dar origem a produtos wireless de alta performance e baixo custo, como smart phones, leitores de música digital, computadores portáteis e outros produtos móveis de voz e dados.



A Metrowerks, uma empresa Motorola e o principal fornecedor de ferramentas comerciais para a plataforma DragonBall, anunciou recentemente a disponibilidade das primeiras ferramentas de desenvolvimento concebidas especificamente para o novo Symbian OS v7.0, que será utilizada para criar aplicações e software de sistema para a nova geração de telefones Symbian OS.



Nos próximos anos, os analistas da indústria apontam para que venha a existir um aumento significativo nos requisitos para os telefones móveis por parte do consumidor e a indústria wireless no seu todo terá de disponibilizar produtos que satisfaçam as diferentes necessidades e requisitos dos utilizadores de dispositivos sem fios. Para ir ao encontro destas exigências, os fabricantes estão a concentrar-se nos smart phones, ou seja, telefones sem fios que incluem funcionalidades de Personal Digital Assistant (PDA) e integram voz, dados e multimédia.



De acordo com a IDC, os smart phones serão o segmento de aumento mais rápido no mercado dos dispositivos móveis, com uma taxa de crescimento anual de 164 por cento para mais de 23 milhões de unidades em 2004.




Notícias Relacionadas:

2001-01-31 - Symbian recebe reforço de financiamento de 34 milhões de euros

2002-02-19 - Microsoft, Intel e Texas Instruments em parcerias para a área de comunicações móveis

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.