O projecto de desenvolvimento Mozilla actualizou recentemente o seu conjunto de aplicações Internet open source que agora passa igualmente a ter uma versão distribuída em CD e adicionou-lhe serviços pagos, nomeadamente a opção de obter suporte técnico por telefone.



O browser Web, componente central da suite de software não mudou muito, mas entre as novas características de outros elementos incluem-se um corrector ortográfico para email e adições ao Mozilla Composer. Este editor de páginas Web passa, por exemplo, a permitir um reposicionamento de imagens mais fácil. Segundo a fundação, o Chatzilla, o módulo IRC (Internet Relay Chat) do Mozilla, foi substancialmente revisto.



O novo software está disponível para máquinas que corram Linux, Windows ou Mac OS X. O download gratuito a partir a página principal do Mozilla continua disponível, existindo agora um CD que reúne as versões Mozilla para os três sistemas operativos e que custa 3,95 dólares, mais custos de envio, indica a fundação.



Com o Mozilla 1.5 é igualmente disponibilizado suporte técnico por telefone a 39,95 dólares por incidente. A fundação passa assim, pela primeira vez, a cobrar por serviços oferecidos aos utilizadores. De acordo com Mitchell Baker, presidente da Mozilla Foundation, citado pela News.com, esta decisão tem mais a ver com as responsabilidades suportadas pelo anterior negócio Netscape, uma unidade da AOL Time Warner, do que propriamente com a criação de receitas para os seus produtos.



Notícias Relacionadas:

2003-08-31 - Mozilla e Opera lançam versões beta dos seus novos web browsers
2002-09-25 - Projecto Mozilla revela novo browser mais rápido