Num contexto em que o recente desaparecimento do Navigator promoveu a Mozilla e a Opera Sofware a principais rivais do Internet Explorer da Microsoft na disputa do mercado dos web browsers, ambas as empresas anunciaram o lançamento das versões beta das suas últimas ferramentas para navegação na Internet.

A Mozilla, que recentemente criou uma fundação com o seu nome, lançou na passada quarta-feira versão experimental da sua aplicação 1.5 e um dia depois foi a vez da Opera dar a conhecer a versão beta da sua última ferramenta para a web. Com estes produtos, ambas as marcas prometeram, em comunicados nos seus sites oficiais, navegações mais rápidas e seguras na Internet.

No caso da Mozilla, a companhia anunciou que o seu novo software oferece melhor apoio a Internet Relay Chat, corrector ortográfico para email, apoio mais completo de XML e oferta reforçada ao nível dos standarts, entre outras funcionalidades.

O novo browser da Opera inclui funcionalidades que lhe permitem maior velocidade de navegação, melhoramentos na versão para computadores portáteis e suporte para as línguas hebraica e árabe, entre outras.

Recorde-se que a maior quota de mercado no segmento dos web browsers pertence ao Internet Explorer da Microsoft com uns esmagadores 95 por cento. Quanto à Mozilla detém 1,6 por cento dessa quota e a Opera apenas 0,6 por cento.

Notícias Relacionadas:

2003-04-14 - Opera apetrecha browser com novas funcionalidades para Windows e Linux

2002-09-25 - Projecto Mozilla revela novo browser mais rápido