A Mozilla está a trabalhar no desenvolvimento de um sistema operativo aberto e baseado na Web, revelou ontem fonte da fundação, num grupo de discussão para programadores que colaboram com a criadora do Firefox.

O projeto a que a Mozilla chama "Boot to Gecko" tem por base o motor de renderização Gecko, usado no browser Firefox e no serviço de email Thunderbird, e dirige-se, numa primeira fase, a dispositivos móveis, como os smartphones e tablets.

O objetivo é criar "um sistema operativo completo e independente para uma Web aberta", rompendo com o "estrangulamento levado a cabo pelas tecnologias proprietárias no mundo dos dispositivos móveis", afirma Andread Gal, um dos investigadores da Mozilla, alertando para o facto deste ainda se encontrar numa fase muito inicial.

"Algumas das suas componentes ainda estão apenas nas nossas cabeças, outras ainda não foram totalmente exploradas. Estamos a falar disto agora porque queremos contar com os conhecimentos de todos na Mozilla - e das pessoas que ainda não fazem parte da Mozilla - para ajudarem a dar forma e construir o projeto que estamos a preparar", explica.

Parte do Boot to Gecko - cujo código será disponibilizado "em tempo real" à medida que forem feitos avanços - é baseado no sistema operativo móvel da Google, mas apenas no que respeita ao kernel (ou núcleo) e aos drivers, uma opção que lhe assegura compatibilidade com os dispositivos Android.

O desenvolvimento deverá primeiro passar por criar uma plataforma com capacidade para desempenhar as funções básicas de um dispositivo móvel (chamadas, SMS, câmara, USB, Bluetooth) e APIs para lidar com elas. O objetivo passa depois por encontrar uma forma de as páginas Web e aplicações acederem de forma segura aos componentes de que precisem, possibilitando assim a criação de aplicações nativas que corram diretamente a partir da Web em vez de estarem disponíveis em apenas alguns dispositivos.

Quem quiser ficar com uma ideia do que esperar, poderá imaginar, numa fase inicial, qualquer coisa como um smartphone com o Firefox para Android como ecrã inicial, com algumas APIs personalizadas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.