O Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) apresentou ontem o seu novo portal Matriz para gestão do património cultural imaterial, através do qual as entidades que detenham manifestações de património imaterial poderão dirigir os pedidos de inclusão das mesmas no inventário nacional.

A criação do MatrizPCI, sistema de suporte ao Inventário Nacional do Património Cultural, representa o cumprimento, por Portugal, do disposto na convenção da UNESCO 2003 nesta matéria.

O portal, que servirá para a criação de um inventário sobre o património imaterial do país é também a condição para a futura apresentação de candidaturas de património imaterial português à UNESCO, numa altura em que metade dos museus do país já possui no seu acervo registos para tal, como fotografias, filmes e som.

Para além destas funções, o portal disponibiliza materiais que podem ser usados por museus e escolas em projectos com jovens, como um Quizz sobre a salvaguarda do património imaterial ou um manual com fichas para recolha de património material e imaterial.

As funcionalidades foram mostradas no "Seminário Matriz: novas perspectivas para o inventário, gestão e divulgação do património móvel e imaterial", que decorreu ontem no Museu de Arte Antiga, em Lisboa, para apresentação pública das novas versões das soluções que integram a gama Matriz (Matriz 3.0, MatrizNet 3.0 e MatrizPCI), desenvolvida pela BOND, em parceria com o IMC.

O Matriz, sistema de informação para inventários, gestão integrada e divulgação de património, foi criado em 1994, para o património móvel, tendo depois sido alargado ao imóvel e fotográfico. Na sua versão 3.0 passa também a abarcar o imaterial.

Entre as novas funcionalidades encontram-se as fichas específicas para o inventário de património imóvel e móvel e também ferramentas para uma abordagem integrada ao património material e imaterial.

A versão 3.0 acrescenta também novas capacidades para a gestão do património cultural, gestão de arquivo e processos administrativos, bem como ao nível da selecção do património a publicar no portal Europeana, Museu Mobile e MatrizWeb e permite a importação de dados do catálogo PorBase.

Para além da apresentação das soluções, foi também destacada uma parceria com o Instituto Brasileiro de Museus, com vista à criação de um catálogo colectivo online dos museus dos países de língua portuguesa - tendo por base a tecnologia Matriz.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.