O Mobile World Congress em Barcelona voltou a ser o palco escolhido pela HTC para revelar mais pormenores sobre o seu dispositivo de realidade virtual. Agora já se sabe quase tudo o que há para saber sobre o equipamento: os Vive vão custar 799 dólares - preço europeu ainda por confirmar - e podem ser reservados a partir do dia 29 de fevereiro.

Os Vive Consumer Edition garantem um par de óculos, dois comandos wireless, duas estações Vive que rastreiam o posicionamento do utilizador, uma Vive Link Box para ligação ao computador e um par de auriculares. A HTC vai ainda oferecer dois jogos a todos os que adquirirem o dispositivo no período inicial da reserva.

Por agora será possível comprar os Vive em 24 países, uma lista na qual Portugal não está incluído - tal como já tinha acontecido com os Oculus Rift.

A tecnológica de Taiwan que está a trabalhar com a Steam no segmento da realidade virtual anunciou ainda novas funcionalidades relacionadas com os smartphones. Será possível através de uma aplicação ter o telemóvel conectado com os óculos de realidade virtual, o que permitirá atender uma chamada ou ler um SMS sem ser necessário retirar o dispositivo.

A HTC também anunciou que vai disponibilizar as ferramentas de desenvolvimento deste sistema para que os programadores possam explorar novas formas de interação entre os smartphones e os óculos VR.

Acompanhe aqui as restantes novidades do Mobile World Congress