
Provavelmente já teve problemas de internet em casa, e ao ligar para o suporte técnico deve ter recebido instruções para desligar e voltar a ligar o router para despistar problemas. Pois bem, poderia ter sido essa mesma instrução que a NASA deveria ter dado aos seus engenheiros quando o telescópio espacial Hubble avariou no dia 5 de outubro. Um dos giroscópios que guia o Hubble avariou, colocando-o em modo segurança, desligando os sistemas eletrónicos não essenciais.
O plano inicial era substituir o giroscópio avariado, mas não correu como planeado. A sua rotação acelerou em demasia, impedindo que o telescópio se fixasse no local certo para trancar os alvos necessários para observar. Para diminuir essas rotações e reparar de vez o equipamento, a NASA desligou o sistema e voltou a ligá-lo.
Obviamente que o processo de “reparação” foi um pouco mais complexo, e como explica a Agência Espacial Americana, foi necessário mover o giroscópio para mudar de alta para baixa rotação. Ao que parece, o sistema precisou ser desligado e ligado novamente para limpar qualquer erro que pudesse ter, depois de estar parado por cerca de sete anos e meio.
A NASA irá proceder a mais testes, sobretudo para garantir que o sistema de backup não falhe. Se tudo correr bem, o Hubble voltará a trabalhar nos próximos tempos.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
Faça guias personalizados para ouvir enquanto explora novos destinos com a Mapondo -
Site do dia
Quer ajudar a descobrir os segredos do Universo? Galaxy Zoo tem novas imagens do James Webb -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários