
Esta foi a primeira vez que um objeto construído na Terra conseguiu tal feito. Nunca antes, um dispositivo espacial tinha passado pelos anéis de Saturno, mas agora há mais 21 “mergulhos” do género para dar antes do final anunciado da Cassini.
Depois de sete anos de viagem e 13 de roda do gigante gasoso, as últimas investidas da Cassini vão servir para recolher mais informação sobre o planeta e os seus anéis.
Para passar por entre o halo de pós e partículas rochosas de Saturno, a Cassini usou a sua antena para acionar o seu escudo protetor contra potenciais impactos, conseguindo manter a sua aparência sem danos, garante a NASA.
"A distância entre Saturno e os seus anéis deixou de ser espaço inexplorável - e vamos voltar 21 vezes", escreveu a equipa da Cassini na conta do Twitter.
The gap between Saturn and its rings is no longer unexplored space – and we're going back 21 times. #GrandFinale! https://t.co/TSA7uQe4KS pic.twitter.com/t9RlhEsWCP
— CassiniSaturn (@CassiniSaturn) 27 de abril de 2017
Espera-se que os próximos mergulhos corram tão bem como o primeiro e que produzam ainda mais informação sobre a constituição dos anéis de Saturno e sobre o planeta em si.
Em destaque
-
CES 2021
Todas as tendências da principal feira de tecnologia nos EUA -
App do dia
Quer partilhar ficheiros áudio de grande dimensão de forma simples e rápida? Há uma app que o pode ajudar -
Site do dia
Faça uma viagem virtual pelo tempo e descubra os mistérios de Lisboa romana num novo website -
Especial: O melhor e pior de 2020
-
Montra TEK
Quais são os 10 smartphones mais poderosos de 2020?
Comentários