
Na madrugada do próximo domingo, Anatoly Ivanishin, da agência espacial russa Roscosmos, Kate Rubins da NASA e Takuya Onishi, da agência espacial japonesa, vão uma vez mais estar de pés bem assentes na Terra.
Estes “viajantes espaciais” fazem parte da Expedição 49, que, a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI), já conduziu centenas de experiências nas áreas da Biologia, Biotecnologia, Física e Ciências da Terra.
Estes astronautas chegaram à EEI no dia 9 de julho, depois de terem saído do planeta três dias antes, a bordo de um foguetão Soyuz MS-01, que descolou de um cosmódromo no Cazaquistão.
É neste país do hemisfério oriental que os membros da Expedição 49 vão aterrar no dia 30 de outubro, cerca de três horas após terem abandonado a Estação Espacial.
[caption][/caption]
A NASA TV vai cobrir o retorno dos cientistas em direto. Contudo, a transmissão começa logo na véspera da partida, com a cobertura de uma cerimónia em que Anatoly Ivanishin, comandante da Expedição 49, vai “passar o testemunho” ao seu sucessor Shane Kimbrough, comandante da Expedição 50.
O destacamento da cápsula Soyuz da EEI está marcado para as 1h37 da manhã do próximo domingo, hora portuguesa.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
Faça guias personalizados para ouvir enquanto explora novos destinos com a Mapondo -
Site do dia
Quer ajudar a descobrir os segredos do Universo? Galaxy Zoo tem novas imagens do James Webb -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários