Um dos principais destaques do evento de apresentação do Windows 10 foi o navegador Spartan: mais rápido, mais fluído, de interface renovado e minimalista. Pelo que a Microsoft disse, é tudo aquilo que os utilizadores modernos querem de um browser. Mas o mesmo ainda não ficou disponível para testes.

Diretamente de Barcelona, mais em concreto do Mobile World Congress, chega a confirmação de que o Spartan vai ser integrado na próxima versão de testes do Windows 10, marcando assim uma estreia nas technical previews.

O The Verge vai um pouco mais longe e adianta que isso vai acontecer ainda durante o mês de março.

A publicação norte-americana também aponta para a chegada do Spartan na próxima versão de testes do Windows 10 para smartphones, o que significa que o novo browser vai mostrar-se já nas plataformas onde se quer consolidar.

Além das novidades já referidas, o Spartan inclui um modo de anotações que não necessita de uma caneta digital - poderão ser feitas com os dedos -, integração com o assistente virtual Cortana e tem um modo de leitura que simplifica os artigos na Web para serem visualizados de forma mais simples.

As novas versões do Windows, tanto para computadores como para smartphones, deverão ficar disponíveis na segunda metade de 2015.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico