Em declarações à Laptop Mag, Nicholas Negroponte, professor do MIT e fundador da iniciativa One Laptop per Child, pôs de parte rumores sobre o seu afastamento da fundação que criou.


Numa entrevista anterior, à BusinessWeek, Negroponte anunciou que a fundação estava à procura de um CEO, numa tentativa de se aproximar a um modelo de gestão centralizado. Segundo Negroponte, a fundação necessitaria de ser gerida "mais como a Microsoft".



As intenções de Negroponte foram, todavia extrapoladas, obrigando o fundador da OLPC a esclarecer que a busca de um CEO não implica o seu afastamento, nem representa a sua substituição, como terá sido sugerido por alguns órgãos de comunicação, já que nunca desempenhou o cargo de CEO, em parte devido à estrutura descentralizada da organização.



Negroponte confirmou ainda o desenvolvimento, pela Microsoft, de uma versão do sistema operativo Windows XP, especialmente adaptada ao portátil XO. OLPC e Microsoft estarão ainda em negociações sobre o modo de distribuição do sistema operativo, embora Negroponte tenha afirmado que o Windows XP estará no XO, "em menos de 60 dias".




Notícias Relacionadas:

2008-01-09 - OLPC não entra em guerras e suporta XP e Linux

2008-01-07 - One Laptop per Child pode trazer XO para a Europa