A ASUS começou esta semana a comercializar em Portugal um novo netbook Eee PC que traz instalada a distribuição de Linux Ubuntu. Não é o primeiro computador portátil que chega às lojas com uma versão de Linux pré-instalada, mas o número de opções ainda se podem contar pelos dedos (de uma mão), pelo que a comercialização do ASUS Eee PC 1215p em Portugal vem trazer novas opções para os utilizadores que não pretendem usar o sistema operativo Windows.

O computador começou a ser vendido esta semana, juntando as características da linha de portáteis da ASUS à distribuição de Linux da Canonical, o Ubuntu, reconhecido como uma das mais intuitivas do mercado. A parceria entre a Asus e a empresa de software sul africana foi estabelecida este ano, mas a fabricante de computadores já tinha revelado anteriormente que a sua estratégia também passava por sistemas operativos Linux e esta é uma opção que integra na sua oferta há algum tempo

O portátil custa menos de 280 euros e integra um processador Atom N570, contando com 2 GB de memória RAM e um disco de 500 GB. O ecrã é de 12,1 polegadas e bateria de seis células tem uma duração estimada até 8 horas.



[caption][/caption]

A par do sistema operativo Linux os utilizadores podem contar com o pacote de aplicações de produtividade para criarem e editarem de documentos, folhas de cálculo e apresentações, compatível com o Office da Microsoft.

O portátil está à venda em mais de 100 lojas de retalho, entre as quais a Worten e a Vobis, do grupo Sonae.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota da Redação: Verificámos nesta notícia um número anormal de comentários onde era utilizada linguagem inapropriada. Por isso optámos por retirar todos os comentários.
Pedimos desculpa aos leitores que tinham feito comentários válidos para o debate do tema.
Lembramos a todos os leitores do TeK que o espaço de comentários se destina a um debate de ideias, que se quer civilizado e utilizando linguagem apropriada, seguindo as normas de utilização definidas nos Comentários do SAPO.
Este é um espaço que o TeK criou para a comunidade em que todos podem participar mas mantendo o nível de qualidade e civismo. Para isso os comentários negativos, com linguagem inapropriada e xenófobos devem ser votados de forma negativa e reportados como abusivos por todos os leitores.

Agradecemos a vossa colaboração.