A NVIDIA apresentou o seu mais recente modelo de inteligência artificial. O software, que dá pelo nome de Neuralangelo, foi desenhado para criar elementos tridimensionais com base em vídeos 2D.

Para criar esta réplica 3D, a IA seleciona diferentes frames do vídeo, por forma a obter um rol de imagens que lhe permita ter diferentes perspectivas do objeto ou cenário em causa - desta forma, é-lhe possível percepcionar profundidade, tamanho e forma de maneira inequívoca. Ao combinar tudo isto, o Neuralangelo consegue obter o que necessita para gerar e otimizar um modelo que prontamente pode ser otimizado para se assemelhar à sua versão real.

A empresa sublinha que esta tecnologia recorre a processos anteriores, integrados no Instant NeRF, que lhe permitem captar até os detalhes mais subtis do elemento que o utilizador pretender recriar em 3D. Isso inclui textura, padrões e variações de cor. Neste capítulo, o Neuralangelo está mais capaz e a NVIDIA sublinha que o modelo revela precisão na captação de texturas mais acidentadas, como as que encontramos nos telhados das casas, e nas mais suaves, como a de um balcão em mármore.

Veja o vídeo

A empresa indica que um simples vídeo feito com um smartphone é suficiente para alimentar a IA com imagens para criar uma versão 3D de um qualquer objeto. Um cenário mais completo demoraria, no máximo, duas horas a gerar.

Em breve, explica Ming-Yu Liu, co-autor do paper sobre este modelo de IA, a ferramenta será capaz de importar estes elementos reais diretamente para ambientes virtuais, como videojogos. No leque de potenciais aplicações, conta-se a recriação de ambientes inteiros captados por drone, seja em projetos de gaming, arquitetura, arte, entre outros.

Esta semana a NVidia partilhou uma demonstração tecnológica do seu sistema ACE, que inclui ferramentas de IA generativa para dar voz a personagens não controláveis nos videojogos. O objetivo é introduzir uma interação em que o jogador utiliza o microfone para falar e receber respostas diretas das personagens.

Veja as imagens