Março é o mês apontado para a chegada à Europa (e aos EUA) da nova consola portátil da Nintendo, que vai permitir o acesso a jogos a três dimensões sem necessidade de recorrer a óculos 3D - ao contrário do que acontece com os restantes equipamentos à venda no mercado que suportam esse tipo de tecnologia.

Em Portugal o equipamento começará a ser vendido na mesma altura, confirmou ao TeK o representante da empresa em território nacional.

A estreia do dispositivo acontece no mercado japonês, já no próximo dia 26 de Fevereiro, mas mesmo assim não estará pronto antes do Natal. Este é também o único mercado para o qual é já conhecido o preço da consola, que ronda os 220 euros. Para a Europa não foram ainda revelados valores ou datas concretas.

Apesar de não estar fora do prazo inicialmente apontado para o lançamento (previsto para "antes de Abril"), a confirmação de que esta não estará à venda a tempo da época festiva leva os analistas a baixar para "menos de metade" as previsões de ganhos da fabricante, avança a Associated Press.

A Nintendo estima espera agora um lucro de 90 mil milhões de yen (791 milhões de euros) até Março de 2011, sendo que as expectativas iniciais eram de 200 mil milhões de yen (2,4 mil milhões de euros).

De acordo com a agência internacional, a empresa adiantou ainda que espera vender, até à mesma data, 4 milhões de Nintendo 3DS, num total de 23,5 milhões de consolas DS. A previsão inicial era de 30 milhões. No ano fiscal anterior (apurado até Março de 2010) foram vendidos 27 milhões de unidades.