A Nintendo confirmou esta terça-feira a compra da Shiver Entertainment, uma empresa americana responsável pela adaptação de alguns títulos populares para a Switch, como Hogwarts Legacy ou Mortal Kombat 1, numa operação que está a ser vista como uma pista da estratégia da marca japonesa para o futuro da consola.
Quando anunciou a compra, a Nintendo adiantou que a Shiver vai manter o mesmo posicionamento no mercado, o que segundo a Bloomberg pode ser um sinal de que a marca quer apostar com mais vigor em jogos de terceiros, na próxima geração da consola.
A agência lembra que hoje a Switch é a plataforma preferida para muitos jogos Indie, enquanto muitos dos títulos mais populares do mercado de videojogos passam ao lado da consola, porque os programadores preferem investir tempo e dinheiro numa presença nas consolas da Sony e da Microsoft, a PlayStation e a Xbox. As especificações da Switch também têm responsabilidade nessa seleção, algo que pode ser alterado com a Switch 2.
A compra da Shiver pode responder a essa eventual vontade da Nintendo de “abrir o leque” e trazer para dentro da companhia os recursos e experiência neste tipo de projetos, para usar nos jogos em que essa adaptação se adeque às especificações da Switch 2.
A teoria parece fazer ainda mais sentido, lembrando que a Nintendo e a Microsoft assinaram um acordo a 10 anos que abre o acesso de jogos da Xbox às plataformas da Nintendo. O acordo foi assinado na altura em que a Microsoft tentava convencer os reguladores de que a compra da Activision Blizzard não escondia uma estratégia de domínio absoluto do mercado de videojogos.
Para o provar, a gigante americana, que acabou por concretizar a compra, assinou acordos deste tipo com vários concorrentes, abrangendo títulos como Call of Duty, a joia da coroa da Activision Blizzard.
A teoria no entanto não é unânime, há quem também lembre que, sendo a Switch a terceira consola com melhores níveis de venda da história, a Nintendo tem margem para direcionar a capacidade de investimento para títulos novos e originais, multiplataforma, diferenciando-se dessa forma da concorrência.
Alguns rumores indicam que a Switch 2 vai ter melhor performance que a PS4 Pro, informações que ainda não têm confirmação oficial, porque os detalhes técnicos da sucessora da Switch não são conhecidos. A consola deve ser revelada em março do próximo ano, oito anos depois do lançamento da antecessora.
Os rumores para já indicam também que a Switch 2 poderá integrar um sistema magnético de fixação nos comandos Joy-Con no corpo da consola e um ecrã maior, de 8 polegadas e em LCD.
Em termos de performance, a maior parte das indicações não oficiais antecipam que o modelo terá especificações próximas de uma PS4 e Xbox One, com um chip personalizado da Nvidia, 8 GB de RAM LPDDR5, 64 GB de armazenamento eMMC, uma bateria com mais capacidade e suporte a DLSS 2.
Esta semana foi anunciado o primeiro título com lançamento previsto para a Switch 2, é o Food Devils do Studio Daimon.
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