A editora nipónica e a Institute of Play fizeram uma parceria para introduzir nas escolas primárias americanas o kit de construção Nintendo Labo. O objetivo é apresentar às crianças noções básicas de ciência, tecnologia, matemática, engenharia e arte, inspirando-as a criar e sobretudo, tornar a aprendizagem divertida.

Segundo adianta o Business Wire, a Nintendo irá equipar as salas de aula das escolas com consolas Switch e kits Labo. O programa pretende servir cerca de 2.000 crianças com idades compreendidas entre os 8-11 anos.

Os kits Nintendo Labo oferecem ferramentas de software chamada Toy-Con Garage, em que os utilizadores podem dar azo à imaginação para criar novos projetos para além daqueles que são oferecidos no conjunto (a cana de pesca, o guiador da mota ou o piano). Desta forma os alunos têm contacto com os princípios da programação utilizando as ferramentas disponíveis.

Para já, o programa-piloto está a ser realizado em escolas de Nova Iorque, de forma a criar o guia de ensino Nintendo Labo. Este permitirá depois formar educadores e realizar a implementação nas cerca de 100 escolas previstas, espalhadas pelos Estados Unidos. Este guia terá planos de ensino e módulos de aprendizagem dedicados aos elementos básicos de STEAM, em concordância com os princípios de “Make, Play and Discover” patentes nos kits Nintendo Labo.