(Actualizada) Depois de uma longa apresentação para detalhar um conjunto de novidades sobre novos jogos para as consolas da marca, Reggie Fils-Aime, presidente da Nintendo, apresentou finalmente o que se esperava: uma nova versão da Nintendo DS com suporte para jogos a três dimensões.


A nova Nintendo 3D S foi apresentada num curto vídeo animado, como foi possível acompanhar via transmissão Web no site da empresa da conferência de imprensa realizada no âmbito da E3. Logo em seguida a sala foi invadida por um largo número de assistentes com exemplares da consola, para que a audiência pudesse experimentar.

Antes de passar a bola à audiência Reggie Fils-Aime frisou apenas que esta seria a primeira vez que o 3D pode ser experimentado sem óculos.


A nova DS conta com um ecrã de 3,5 polegadas em cima e um ecrã de toque mais pequeno em baixo. Como acontece em modelos anteriores, integra uma câmara mas desta vez com duas lentes, que suportam a captura de fotografias a três dimensões.

Os preços e data de disponibilização da nova consola não foram revelados. Sabe-se apenas que vários estúdios estão a desenvolver jogos para a DS 3DS, incluindo a Electronic Arts, Activision, Ubisoft, Konami ou Square Enix.

[caption]Nintendo DS 3D[/caption]

Os jogos foram aliás o tema dominante da conferência de imprensa da Nintendo, sobretudo novos títulos para a Wii, como uma nova sequela de The Legend of Zelga, a tirar partido do sensor de movimentos que pode funcionar associado aos comandos da consola.


Outra novidade exclusiva para a Wii será uma nova versão do jogo GoldenEye. Em versão multiplayer, jogável online. Chega às lojas em Novembro.


Para a nova DS destaque para o Kid Icarus que assegura total compatibilidade com as funcionalidades 3D. Juntam-se ao novo jogo algumas versões de jogos antigos, como o Nintendogs que também ganha uma versão 3D.

Nota de Redacção: A notícia foi actualizada com um vídeo entretanto disponibilizado pela Nintendo.