Não é a primeira vez que se associa a realidade virtual à consola Nintendo Switch. Ainda antes do seu lançamento, uma patente submetida pela gigante nipónica dava conta de um headset VR com uma fenda onde poderia ser encaixada a consola, e dessa forma oferecer conteúdos semelhantes a um Oculus Rift ou PlayStation VR. O certo é que já passou mais de um ano sobre o lançamento da Switch e a Nintendo não deu sinais da tecnologia.

Mas isso não significa que a empresa não tenha testado o sistema, e a comunidade de hackers descobriu e testou o “VRMode”, escondido no firmware da consola desde o seu lançamento. Através de uma aplicação produzida por um programador dedicado a modificações de sistemas, as funcionalidades foram ativadas e mostradas em pequenos vídeos pelo Twitter.

Ao ativar o modo VR, o ecrã é dividido em duas partes, para criar imagens 3D estereoscópicas, com os elementos da interface a serem mostrados nos dois lados. Uma mensagem em francês pede para afastar a consola da cara do utilizador e premir o botão para fechar.

Embora a Nintendo já tenha manifestado intenções em investir na realidade virtual, os especialistas não consideram a Switch como uma consola apropriada para a tecnologia. A resolução da consola de 720p e o giroscópio limitado do sistema não permitiriam desfrutar da experiência de realidade virtual nos padrões atualmente exigidos. Mas isso não significa que a Switch não possa ter uma nova versão com uma revisão de hardware, algo que também é especulado há muito tempo. Sobre o VR, a Nintendo poderá estar a ser muito cautelosa a lidar com a tecnologia, até porque a indústria nunca esqueceu o "flop" que foi o Virtual Boy, lançado nos anos 1990.