A Nintendo anunciou a descontinuação de vários Canais Wii em alguns países do mundo e Portugal também está na lista. O Canal de Notícias, o Canal de Concursos Mii, o Canal Everybody Votes, o Canal Nintendo e o Canal de Previsão do Tempo são os serviços que a 28 de junho vão ser extintos.

A confirmação foi dada ao TeK pelo diretor de relações públicas da Nintendo Portugal, Jorge Vieira. Além dos canais, a ferramenta de troca de dados WiiConnect24 também vai ser encerrada daqui a dois meses e meio.

A Nintendo justifica a descontinuação dos serviços com a baixa taxa de utilização que se regista atualmente, fruto dos seis anos em que os Canais estiveram em funcionamento. A nova consola, a Nintendo Wii U, também tem uma quota parte de "culpa" nesta reestruturação das soluções de entretenimento da consola Wii original.

"De modo a poder elevar o nível de serviço dos desenvolvimentos para a Wii U e novos produtos, a Nintendo decidiu descontinuar alguns dos serviços menos utilizados na Wii", refere a Nintendo Portugal.

Com o corte de serviços online, a Nintendo Wii acaba por oferecer apenas algumas ofertas exclusivas relativamente à Wii Mini, modelo mais básico e sem ligação à Internet que a tecnológica japonesa colocou à venda no mercado português no final de março.

Apesar dos encerramentos anunciados existem canais que vão continuar em atividade como é o caso do Canal Mii e o Canal da Loja Wii.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico