Leslie Valiant, professor de ciência informática e matemática aplicada e um dos criadores do supercomputador que venceu recentemente o concurso televiso "Jeopardy!", foi galardoado com o Prémio Turing 2010, pelos seus contributos para o desenvolvimento da teoria da aprendizagem computacional e, mais amplamente, da ciência informática.

O prémio, atribuído pela Association for Computing Machinery (ACM), encarado como "o Nobel da informática", é atribuído ao docente de Harvard e da T. Jefferson Coolidge, nos EUA, cujo "trabalho desenvolvido nos últimos 30 anos produziu bases teóricas fundamentais ao progresso da inteligência artificial", afirma a associação em comunicado.

"O seu trabalho abriu fronteiras, introduziu novos conceitos e produziu resultados de grande originalidade, profundidade e beleza", acrescenta-se. A sua investigação na área da aprendizagem computacional possibilitou avanços na área da inteligência artificial, do processamento da linguagem natural ou reconhecimento da escrita, por exemplo.

Um dos seus contributos mais importantes é o artigo "A Theory of the Learnable", com o qual introduz uma base de trabalho e modelos computacionais específicos para o estudo do processo de aprendizagem, incluindo a teoria de aprendizagem conhecida como PAC (probably approximately correct learning), uma referência para a análise matemática do processo de aprendizagem das máquinas.

O Prémio Turing, no valor de 250 mil dólares (cerca de 182 mil euros), entregue com o apoio financeiro de empresas como a Intel e a Google, distingue personalidades com contributos relevantes na área da informática e computação. O ano passado coube a Charles P. Thacker, cujo trabalho foi essencial no desenvolvimento de dispositivos como os PCs e os tablets.