A Nokia anunciou hoje o lançamento de uma proposta para a aquisição da totalidade das acções da Symbian Limited, criador do sistema operativo para smartphones mais utilizado na actualidade.



A fabricante finlandesa, que é actualmente proprietária de 48 por cento da Symbian, oferece 3,647 euros por cada acção dos restantes 52 por cento que ainda não lhe pertencem, o que coloca a oferta nos 264 milhões de euros.



Os principais accionistas da Symbian, entre os quais a Sony Ericsson, a Panasonic e a Siemens, já anunciaram publicamente que aceitam a proposta do grupo europeu.



Com este negócio, a Nokia passa a participar na fundação Symbian dando um passo chave "para unificar a plataforma, acelerar a inovação e potenciar a disponibilidade de novos serviços para os utilizadores profissionais de todo o mundo", dizem os sócios da Symbian.



Neste contexto, a Nokia dá mais um passo na competição com o sistema operativo a ser desenvolvido pela Google, o Android, e com o novo produto estrela do mercado móvel, o iPhone.



Notícias Relacionadas:

2006-11-20 - Sistema operativo Symbian está presente em 100 milhões de smartphones