A Nokia apresentou recentemente o Nokia 770 Internet Tablet, um PDA com software Nokia desenvolvido a partir do kernel 2.6 do Linux. O equipamento permite a ligação à Internet e acesso ao email, suportado nas tecnologias Wi-FI e Bluetooth que permitem ainda ligá-lo directamente a um equipamento móvel.



O Internet Tablet dispõe de um ecrã WVGA e de um conjunto de funcionalidades básicas, onde se incluem calendário, calculadora ou bloco de notas e leitor de notícias.
A par com estas funcionalidades conta ainda com visualizador de PDFs e imagens e é compatível com várias tecnologias de leitura digital como Flash, MP3, Real Audio, WAV, MPEG4 ou GIF.



O novo equipamento estará apenas disponível em alguns mercados americanos e europeus, a partir do terceiro trimestre deste ano e deverá custar 350 dólares. O software de suporte ao equipamento é desenvolvido pela própria Nokia (Nokia Internet Tablet 2005) com base no kernel 2.6 do Linux.



Dias antes a fabricante finlandesa anunciava que todas as suas patentes podem ser usadas para novos desenvolvimentos no kernel Linux.



Notícias Relacionadas:

2003-01-14 - Nokia adapta kit de ferramentas Java para Linux


2002-01-31 - OSDL cria grupos de trabalho para integrar Linux nas telecoms e em data centers